top of page
Buscar

Fenômeno climático se forma nesta quarta e espalha chuva por todo Brasil; entenda

Com Globo Rural

Mapa de chuva acumulada no Brasil até dia 26/1 — Foto: Climatempo/Reprodução


A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está em formação sobre o Brasil e vai atuar a partir desta quarta-feira (24/1) até sábado (27/1). Esse fenômeno climático ocorre na região central do país e é caracterizado pelo encontro de nuvens de chuva provenientes da Amazônia com ventos do oceano Atlântico, explica a Climatempo.


Neste momento, a tendência é que esse evento cause chuvas intensas, com possíveis impactos como enchentes e deslizamentos de terra diante dos altos volumes esperados.


Segundo o boletim da Climatempo, todas as regiões serão afetadas por fortes chuvas nos próximos dias, exceto o Sul. Em geral, "as regiões mais críticas incluem a faixa norte de Goiás, o sul do Tocantins, o noroeste da Bahia, o sul do Piauí e a faixa norte do Espírito Santo".


No Norte, os Estados mais afetados serão Rondônia, sul do Amazonas, sul do Pará e Tocantins. No Centro-Oeste, as chuvas mais fortes cairão sobre o centro e norte do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.


Já no Sudeste, Minas Gerais, Rio De Janeiro e Espírito Santo terão as precipitações mais volumosas. E no Nordeste, os Estados mais atingidos serão a Bahia, sul do Piauí, sul do Maranhão e oeste de Pernambuco.


Na região Sul, o tempo permanece firme na metade oeste do Rio Grande do Sul. Já Porto Alegre pode ter chuva passageira assim como no norte do Estado durante a tarde. As chuvas mais fortes devem ocorrer no litoral do Paraná e de Santa Catarina, além da capital Curitiba.

Commentaires


bottom of page