top of page
Buscar

Grafite Festival Prudente chega à 6ª edição com objetivo de pintar o Camelódromo

Cerca de 50 artistas também vão grafitar um novo mural no Viaduto Tannel Abbud. - Com G1 Presidente Prudente

Grafite Festival Prudente existe desde 2018 e reúne artistas do Oeste Paulista e de outros estados, em Presidente Prudente (SP) — Foto: Itamar Xavier de Camargo/Cedida


A 6ª edição do Grafite Festival Prudente irá começar nesta sexta-feira (7), com o objetivo de pintar os arredores do Camelódromo, na Praça da Bandeira, e um novo mural no Viaduto Comendador Tannel Abbud, em Presidente Prudente (SP). Os grafites serão feitos simultaneamente, por cerca de 50 artistas, entre o Centro e a Vila Marcondes.

O festival também prossegue no sábado (8) e no domingo (9), com a presença de participantes do Oeste Paulista e de outros estados, como Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Veja a programação abaixo:

  • Nesta sexta-feira, os participantes começam a grafitar nos espaços públicos às 9h.

  • No sábado, as atividades também se iniciam pela manhã, mas às 10h. Já no período da tarde, às 15h, ocorrerá uma batalha de tags no Camelódromo, onde será disputada a melhor escrita em grafite.

  • No domingo, último dia, o evento será iniciado às 9h.

A batalha de tags será entre os estudantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que, anteriormente, realizaram confrontos em cada unidade. Os vencedores irão se enfrentar durante o festival.

'Fomentar o grafite'

O arte-educador e idealizador do evento, Itamar Xavier de Camargo, conversou com a reportagem do g1, nesta quinta-feira (6), e explicou que a ideia desta edição, em 2023, consiste em "revitalizar, fomentar o grafite no município, mas, principalmente, transformar o Camelódromo em um lugar mais agradável para as pessoas passarem”.

“Cada artista faz o seu trabalho há décadas, são artistas que trabalham no Brasil inteiro, fora do país, então, eles já têm a sua arte estabelecida. A gente não dá nenhum tema, a gente deixa livre para eles criarem a partir do que eles já fazem", acrescentou Camargo.

O Grafite Festival Prudente foi criado em 2018, com a iniciativa de promover a cultura e o diálogo entre os grafiteiros da região, além de disseminar informações contra o preconceito.

"Começou como um encontro de amigos artistas e ele foi crescendo e ganhou o formato que tem hoje. É importante, principalmente, para quem é artista, aqui da nossa região, que tem a possibilidade de interagir com artistas que vêm de outros municípios, outros estados e, a partir desta interação, eles conhecem novas técnicas, novas maneiras de fazer aquilo que eles já fazem. Eles evoluem a partir do conhecimento que eles adquirem ao trabalhar junto com artistas que vêm de outras partes do país", complementou o grafiteiro ao g1.
bottom of page