top of page
Buscar

Grupo Regional Brasil Capoeira promove 13º festival em Aparecida do Taboado

Com Aparecido

O Grupo de Capoeira Regional Brasil promoveu no dia no último sábado, 21, o 13° Festival de Capoeira com apresentações culturais, batizado, troca de cordas e campeonatos da categoria mirim e adultos na Cidade de Aparecida do Taboado, organizado pelo Contramestre capachão Ricardo Amaral com supervisão do Mestre Caminhão e Geral Mestre Sapela.


O evento contou com a presença de capoeirista de diversas cidade e estados.


Na ocasião teve o campeonato, maculelê e puxada de rede. O campeonato visou promover o intercâmbio esportivo, educativo, formativo, cultural e social entre os participantes.


O Maculelê é uma dança folclórica brasileira que muitos grupos de capoeira incorporaram em seus treinos com o intuito de mantê-la viva. Consiste na simulação de uma luta tribal entre duas pessoas que desferem e aparam golpes de grimas no compasso marcado pelo atabaque. Uma expressão teatral que conta através da dança e de cânticos, a lenda de um jovem guerreiro, que sozinho conseguiu defender sua tribo de outra tribo rival usando apenas dois pedaços de pau, tornando-se o herói da tribo.


A Puxada de Rede, era a atividade pesqueira dos negros recém-libertos, que encontraram na pesca do “xaréu” uma forma de sobreviverem, seja no comércio ou para seu próprio sustento. Era acompanhada de cânticos, os atabaques e as batidas sincronizadas dos pés davam o ritmo para que os homens não desanimassem e continuassem a puxar a enorme rede. Quando enfim terminavam, eram entoados cânticos em agradecimento à pescaria, o peixe era partilhado entre os pescadores e começava o festejo em comemoração.

Comments


bottom of page