top of page
Buscar

Hospital Regional completa 27 anos de atendimentos à população

Com Portal Prudentino

O Hospital Regional de Presidente Prudente completa, nesta quinta-feira (22), 27 anos de atendimentos prestados à população de toda a região do Oeste Paulista, além de Estados vizinhos como o Paraná e Mato Grosso do Sul. Uma idealização do Professor Agripino de Oliveira Lima Filho (in memorian), é hoje considerado o terceiro maior hospital público de São Paulo. 


Ele foi inaugurado em 1997, na época como Hospital Universitário Doutor Domingos Leonardo Cerávolo. Doze anos depois, em 13 de fevereiro de 2009, acabou sendo estadualizado e a parceria com a Unoeste.


Referência em assistência médica eletiva e em atendimentos de urgência e emergência, o HR, assim como é popularmente conhecido, atende hoje a 45 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde XI (DRS-XI), com demanda indireta de pacientes que também vêm do Paraná e Mato Grosso do Sul – esse raio de cobertura atinge mais de 720 mil pessoas. Desde que foi estadualizado pelo Governo de São Paulo, é mantido pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. A estrutura comporta 550 leitos, todos do Sistema Único de Saúde (SUS). Além destes, há mais 56 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 20 adultos, 10 coronarianas, 6 pediátricas e 20 neonatais. E para manter tudo funcionando 24 horas por dia, o hospital conta com 2.203 colaboradores.


Uma outra grande característica do HR é a forte residência médica. Atualmente são 223 residentes médicos nas mais diversas especialidades, e 22 residentes multiprofissionais, a exemplo de fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros e nutricionistas envolvidos em todas as ações assistenciais do hospital. A unidade também funciona como campo de estágio para alunos de Medicina e outros cursos da área da saúde.


Diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste e neto do Professor Agripino (idealizador do antigo HU – hoje HR), o médico dermatologista Dr. Murilo Carapeba resume o hospital num complexo de atendimento médico de referência e de ensino de qualidade. 


“Acredito que a história do Hospital Regional, desde sua origem como Hospital Universitário, é um exemplo de como o investimento na educação e na saúde pode trazer benefícios significativos para a sociedade. O ambiente proporciona aos estudantes o aprendizado diversificado e com grande demanda de pacientes. Além disso, o hospital é equipado com tecnologia de ponta, o que permite que os estudantes possam acompanhar e aprender a utilizar equipamentos modernos e avançados”, pontua.

Comments


bottom of page