top of page
Buscar

IFSP inscreve para 160 vagas em cursos técnicos gratuitos em Epitácio


O Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na campi de Presidente Epitácio, oferece 160 vagas no processo seletivo para ingresso, no primeiro semestre de 2024. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas exclusivamente pelo endereço eletrônico processoseletivo.ifsp.edu.br, até o dia 3 de setembro. Cada candidato deve optar por um único curso e campus onde pretende estudar.


A seleção será por meio de prova, nas disciplinas de Português e de Matemática, cuja aplicação ocorrerá presencialmente no dia 22 de outubro,.


Para realizar a inscrição, há a cobrança de uma taxa de R$ 50 (para os cursos técnicos integrados) e R$ 20 (para os concomitantes ou subsequentes). Candidatos que estudaram o ensino fundamental integralmente em escola da rede pública, ou com bolsa integral em escola da rede privada, e tenham renda familiar de até um salário mínimo e meio, podem pedir a isenção dessa taxa até 11 de agosto. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até o dia 4 de setembro, seja por PIX, Cartão de Crédito ou GRU.


Os candidatos aos cursos técnicos integrados ao ensino médio devem ter concluído, até o ato da matrícula, o ensino fundamental (9º ano ou antiga 8ª série) ou equivalente. Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, o candidato cursará tanto o ensino médio quanto o ensino técnico no IFSP.


Os cursos técnicos concomitantes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio em outra escola.


Veja a relação dos cursos oferecidos: Técnico Integrado ao Ensino Médio Informática (40 vagas - período integral), Mecatrônica (40 vagas - período integral), Técnico Concomitante/Subsequente ao Ensino Médio Edificações (40 vagas - período noturno) Técnico em Sistemas de Energia Renovável (40 vagas - período noturno).


Os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o ensino médio.


No IFSP, 50% das vagas de todos os cursos são reservadas para estudantes oriundos do ensino público brasileiro. As ações afirmativas também contemplam candidatos que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e candidatos com deficiência.

Comments


bottom of page