top of page
Buscar

Imagens reprocessadas revelam as verdadeiras cores de Urano e Netuno

Com Galileu

Imagens da Voyager 2/ISS de Urano e Netuno divulgadas logo após os sobrevoos da Voyager 2 em 1986 e 1989, respectivamente, comparadas com um reprocessamento das imagens de filtro individuais — Foto: Patrick Irwin


Netuno é conhecido por ser azul profundo e Urano da cor ciano pálido. Mas um novo estudo revelou que os dois gigantes de gelo têm, na verdade, cores semelhantes entre si: ambos são azuis esverdeados.


A pesquisa foi publicada na quinta-feira (4) no periódico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. As cores corretas dos planetas foram confirmadas com a ajuda de uma investigação liderada pelo professor Patrick Irwin, da Universidade de Oxford, na Inglaterra.


Embora a maioria das imagens modernas mostrem Netuno e Urano com as cores equivocadas, os astrônomos já sabiam disso há muito tempo. A confusão surgiu porque fotos de ambos os planetas registradas no século 20 aparecem em colorações separadas.


As visões monocromáticas da época foram recombinadas para criar fotos coloridas compostas, que nem sempre eram equilibradas com precisão. Netuno, por exemplo, aparecia especialmente azul demais, de acordo com a pesquisa.


O problema atingiu as primeiras imagens da missão Voyager 2 da Nasa, a única sonda espacial a passar por Netuno e Urano. "Embora as conhecidas imagens da Voyager 2 de Urano tenham sido publicadas de forma mais próxima da cor 'verdadeira', as de Netuno eram, de fato, esticadas e aprimoradas, e portanto artificialmente azuis demais", conta Irwin, em comunicado.


Apesar dos cientistas planetários saberem que a cor de Netuno era artificialmente saturada e até mesmo as legendas das fotos divulgadas explicassem isso, essa distinção, segundo o pesquisador, "se perdeu ao longo do tempo".


Para obterem uma representação mais precisa, os cientistas usaram dados do Space Telescope Imaging Spectrograph (STIS) do Telescópio Espacial Hubble e do Multi Unit Spectroscopic Explorer (MUSE) do Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul.


A partir desses dados, eles reequilibraram as imagens registradas pela câmera da Voyager 2, e também pelo Wide Field Camera 3 (WFC3) do Hubble. Com isso, viram que Urano e Netuno têm cores parecidas de azul esverdeado. A principal diferença é que Netuno tem uma leve sugestão de azul adicional, provavelmente devido a uma camada de névoa mais fina naquele planeta.

bottom of page