top of page
Buscar

Inaugurada estátua de Nossa Senhora Aparecida com 50 metros de altura

O monumento é composto pela estátua de 45 metros de altura, representando a padroeira do Brasil, e uma base adicional de cinco metros. - por Guia Campos

No último sábado, dia 7 de outubro, a cidade de Aparecida no interior de São Paulo, testemunhou a inauguração de uma imponente estátua de Nossa Senhora Aparecida, com impressionantes 50 metros de altura. A escultura, uma obra do talentoso artista Gilmar Pinna, foi concluída após uma jornada que começou em 2017 e enfrentou desafios, incluindo uma decisão judicial que chegou a barrar sua construção.


O monumento é composto pela estátua de 45 metros de altura, representando a padroeira do Brasil, e uma base adicional de cinco metros. Para se ter uma ideia da grandiosidade desta obra de arte religiosa, o famoso Cristo Redentor, localizado no Rio de Janeiro, tem 30 metros de estátua e oito metros de pedestal. A estátua de Nossa Senhora Aparecida foi elaborada em aço e teve um custo aproximado de R$ 10 milhões.


A construção da estátua teve início em 2017, mas em 2019, uma decisão judicial suspendeu temporariamente a sua instalação, após provocação da Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos). A associação questionou a legalidade do uso de recursos públicos para a construção de monumentos religiosos e a suposta doação de áreas do município para esse fim.


Em março do ano passado, contudo, o Tribunal de Justiça revogou essa decisão e autorizou a conclusão da obra. Para o desembargador Ponte Neto, a cidade de Aparecida tem como principal atividade econômica o turismo religioso, e permitir a construção da estátua era uma maneira de impulsionar a economia municipal.


A estátua foi estrategicamente instalada em um espaço localizado a 3 km da Basílica de Nossa Senhora e pode ser avistada a uma impressionante distância de 6 km.


Em uma entrevista concedida à Folha no ano passado, o escultor Gilmar Pinna revelou que a estátua era um presente que ele prometeu à cidade há 38 anos. “Eu comecei a construção em 2017, tudo com recurso próprio. Em valores atuais, já gastei cerca de R$ 8 milhões nela. Mas houve problemas judiciais devido à intolerância religiosa. A obra ficou paralisada desde 2019 e várias partes foram vandalizadas e roubadas”, relatou o artista.


Agora, a estátua de Nossa Senhora Aparecida se destaca como um novo marco na cidade, celebrando a fé e a devoção em um dos santuários mais importantes do Brasil. Seja como uma atração turística ou um local de devoção, a imponência dessa obra é inegável, e ela permanecerá como um símbolo da fé que une tantos brasileiros em busca de paz e esperança.

Comments


bottom of page