top of page
Buscar

Inverno começa menos rigoroso na região do Oeste Paulista


Oficialmente, o inverno começou às 11h58 desta quarta-feira (21). Apesar de mostrar as caras nas últimas semanas, com temperaturas mínimas beirando os 8ºC, a nova estação será menos rigorosa na região de Presidente Prudente.


Este ano, a estação mais fria do ano terá temperaturas mais amenas por causa da influência do El Niño, que consiste no aquecimento das águas do Pacífico na região da Linha do Equador, com mudança na circulação de ventos e a distribuição de chuvas em todo o planeta.


Segundo o meteorologista do IPMet/Unesp, um sistema de alta pressão atmosférica, com massa de ar frio, atua no Estado de São Paulo, inibindo a formação de nebulosidade. No decorrer da semana, o sistema se afasta e perde intensidade, porém, o tempo segue estável, sem previsão de chuva.


Nos próximos dias, as temperaturas seguirão em gradativa elevação. A previsão é de mínima entre 13ºC a 14ºC até domingo (25), com temperaturas máximas chegando a 27ºC.


De acordo com a meteorologista Danielle Ferreira, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não está descartada a entrada de massas de ar frio e formação de geadas em áreas de maior altitude nas regiões Sul e Sudeste.


“A chegada do El Niño foi confirmada neste mês pelo Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos. A tendência é que o fenômeno atue durante o inverno”.


O El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico na região da Linha do Equador, podendo se estender desde a costa da América do Sul até o meio do Pacífico Equatorial.


Durante a influência do fenômeno, a temperatura das águas chega a subir 0,5º C entre seis meses a dois anos. Um dos efeitos que pode causar no Brasil é elevar o risco de seca no Norte e Nordeste e de grandes volumes de chuva no Sul. (Com Portal Prudentino)

Comentarios


bottom of page