“Um país se faz com homens e livros” disse Monteiro Lobato, que viveu de 1882 a 1948. Foi advogado, promotor, escritor, editor, considerado o precursor da Literatura infantojuvenil brasileira.
Com base nessa premissa, a Academia Venceslauense de Letras resolveu, em parceria com as escolas locais públicas ou particulares, ajudar a “semear” o amor pela leitura e paralelamente homenagear as “mães”, o mais importante pilar de sustentação dos nossos pequenos. Planejamos iniciar com atividades de contação de histórias, lembrancinhas para as mamães, sorteio de livros infantis e pirulitos para adoçar o coraçãozinho dos nossos prováveis visitantes. Conscientização sobre a importância e respeito pelas mães foi a tônica!
Antecedendo essa ação, foram enviados convites via email a todas as escolas, com o objetivo de reunir os alunos do Ensino Fundamental I, já que todo e qualquer ensinamento deve começar pela base, pelo alicerce, de forma a fazê-lo crescer e expandir-se. Iniciamos em 16 de maio.
Nossos primeiros visitantes, nessa ação, foram os alunos do Ensino Fundamental I do Colégio ESCOTECO. Entusiasmo, atenção e ternura povoaram o espaço da AVL nas manhãs de terça, quarta e quinta feira (16, 17 e 18 de maio).
Os assuntos “mãe” e a importância da leitura foram temas tratados com a leveza e o respeito adequados, o que nos garantiu uma receptividade exemplar, interesse e interatividade impecável e o mais tocante, uma alegria, um entusiasmo, uma doçura, que trouxeram um bálsamo para nossas vidas já tão vividas e nem sempre tão doces, o que é natural.
Realmente, a humanidade ainda tem “jeito”. Nossa gratidão aos responsáveis pela escola e às professoras pela disponibilidade em acompanhar as crianças em uma atividade extraclasse com as implicações que lhe são inerentes. Há que se ressaltar o fato de as crianças terem sido acompanhadas, também, pelo diretor da escola, o querido Professor Afonso.
A Academia Venceslauense de Letras, em sua nova sede, se propõe a se aproximar das crianças e jovens em idade escolar, objetivando, ao lado do excelente trabalho já realizado nas instituições de ensino, somar sua experiência e conhecimento acumulado pela inexorabilidade do tempo, ao incentivo pela leitura e escrita. O encontro de gerações (a academia, predominantemente se compõe de idosos!) e a troca de vivências e experiências, se constitui, sempre, em momento único e indescritível.
Em tempos de supervalorização da Internet e / ou redes sociais, frente ao desafio de sermos substituídos pela inteligência artificial, há que haver empenho entre a escola, a família e instituições afins para que não percamos a capacidade de ler e entender, escrever e ser lido, ler e pensar, ler e nos comunicarmos, o que aliás, é o que nos diferencia dos animais irracionais.
Pensando assim, a AVL se coloca à disposição das escolas de Presidente Venceslau para parcerias exitosas em cultura e educação. Colocamo-nos à disposição para compartilhar atividades pedagógicas, rodas de conversas, palestras, etc.Continuaremos a receber as manifestações de interesse das escolas. Experimentem. Pode ser prazeroso e produtivo!
“A leitura dá asas a novas ideias e descortina o mundo, com novos olhares!” (Simone Helen Drumond)
(*) Aldora Maia Veríssimo - Presidente da AVL
Comments