top of page
Buscar

Médico que atende em Unidade de Venceslau passa orientações alusivas ao Novembro Azul

Atualizado: 21 de nov. de 2023

Por Assessoria de Imprensa


Dr. Anderson Zacarias fala sobre o câncer de próstata e divulga maneiras de se prevenir contra a doença (Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau).


A campanha relacionada ao Novembro Azul ressalta a importância do cuidado com a saúde do homem, com abordagem ao câncer de próstata. Como forma de contribuir com a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Venceslau divulga, por meio do médico clínico geral Anderson Carlos Zacarias, informações e orientações voltadas ao público masculino.


O profissional que atende no Posto de Saúde Central ressalta a importância de praticar hábitos saudáveis de vida, incluindo a prática de exercícios físicos, ter uma dieta rica em frutas e verduras, além de evitar o consumo de bebida alcoólica e o uso de cigarro.


De acordo com o profissional, em função de muitos pacientes não apresentarem sintomas da doença, a busca por ajuda médica se torna fundamental para o tratamento do câncer de próstata. “Consulte com o seu médico. A recomendação é que a partir dos 50 anos você esteja no urologista tanto para fazer o exame PSA quanto para fazer o toque retal. Para homens com parentes de primeiro grau que tiveram câncer de próstata, a idade baixa para 45 anos”, comentou.


Em casos mais avançados da doença, o médico explicou que a próstata do paciente pode apresentar inchaço, o que acarreta na interrupção do fluxo de urina, em condição denominada hiperplasia prostitática benigna. "O exame preventivo deve ser feito para que você não seja surpreendido com a doença", pontuou.


Ainda conforme Dr. Anderson, quando diagnosticado em estágio inicial, o câncer de próstata tem mais de 90% de chance de cura. "Se você deixa passar o tempo, essa chance vai diminuindo gradativamente. Então mantenha bons hábitos de vida, alimente-se bem, pratique exercícios físico e consulte regularmente um médico urologista", finalizou o profissional.


Comments


bottom of page