top of page
Buscar

Médicos realizam raro transplante de nariz impresso em 3D

Como os vasos sanguíneos são muito complexos para serem tecidos na estrutura 3D, para fornecer ao nariz o suprimento de sangue necessário, os cirurgiões o anexaram ao antebraço da paciente antes de ser transplantado para o rosto - Época Negócios

Médicos realizam raro transplante de nariz impresso em 3D — Foto: Divulgação/Toulouse University Cancer Institute


Uma mulher na França que perdeu parte do rosto devido a um câncer recebeu um raro transplante de nariz, que foi impresso em 3D. Feito sob medida, o nariz foi criado quase inteiramente em laboratório. No entanto, como os vasos sanguíneos são muito complexos para serem tecidos na estrutura 3D, para fornecer ao nariz o suprimento de sangue necessário, os cirurgiões o anexaram ao antebraço da paciente antes de ser transplantado para o rosto.


Após dois meses de desenvolvimento no braço, o nariz foi movido para o rosto da mulher durante uma microcirurgia de seis horas, que conectou cuidadosamente os novos vasos sanguíneos à têmpora da paciente.

O transplante foi realizado em novembro de 2022, mas só foi divulgado agora. A paciente ficou dez dias no hospital e três semanas tomando antibióticos. Após o período, os cirurgiões do Toulouse University Cancer Institute anunciaram que a paciente estava "muito bem".

De acordo o Science Alert, uma das principais cirurgiãs do caso, Agnès Dupret-Bories, foi inspirada a tentar implantar um nariz impresso em 3D depois de conversar com um estudante de doutorado na Bélgica. O aluno - um cientista de biomateriais - já havia testado implantes biossintéticos em bochechas. "Hoje, o transplante é um sucesso", diz a postagem no Facebook do Hospital Center University de Toulouse. Após nove anos e várias reconstruções nasais mal-sucedidas, a paciente finalmente recuperou o nariz.

Comments


bottom of page