top of page
Buscar

Mais de 11,8 mil estudantes da região devem realizar Enem nos dois próximos domingos

Portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia e fecham pontualmente às 13h; dois estudantes de Prudente deram suas perspectivas a respeito da preparação até a aguardada realização do exame - O Imparcial

Local de prova pode ser consultado no site enem.inep.gov.br/participante


De acordo com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 11.832 estudantes da região de Presidente Prudente estão inscritos para participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos dois próximos domingos, 5 e 12 de novembro. Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia e fecham pontualmente às 13h. A prova começa às 13h30.


No dia 5, os alunos terão até às 19h para responder às 90 questões relacionadas a linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, e escrever a tão aguardada redação.


Já no dia 12, os estudantes têm até 18h30 para solucionar as 45 perguntas relacionadas às ciências da natureza e suas tecnologias e outras 45 associadas à matemática e suas tecnologias.


Nos dias de prova, os estudantes deverão ter em mãos ao menos uma caneta esferográfica de tinta preta em material transparente e documento oficial de identificação, com foto. O Inep também aconselha que o estudante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição e a Declaração de Comparecimento impressa, caso o estudante precise justificar sua presença no exame.


Quem for prestar o Enem pode consultar o local de prova por meio do site enem.inep.gov.br/participante e acessar a aba do Cartão de Confirmação de Inscrição.


Perspectivas de quem vai prestar


Com a aproximação da aplicação do Enem 2023, a reportagem de O Imparcial conversou com dois alunos de Presidente Prudente, que deram suas perspectivas a respeito da preparação até o aguardado momento de pôr em prática o que foi estudado ao longo do ano. Em Prudente, 6.167 estudantes estão inscritos para participar do exame.


A estudante Julia Mayumi, 17 anos, que está no 3º ano do ensino médio, irá realizar a prova primeira vez. Ela relata que, apesar da primeira participação, está preparada para mandar bem no exame. “As minhas expectativas para o Enem são as melhores dentro do que eu me esforcei. Tenho ótimos professores e uma excelente base em todas as matérias”, indica. No entanto, o que mais causa temor na jovem são as perguntas de exatas. “Sei como é maçante alguns exercícios e o tempo é fundamental nessa prova”.


Desde o começo do ano letivo, Julia tem se preparado com uma rotina intensa de estudos. “Me dediquei a melhorar as matérias que tinha mais dificuldade e que são importantes para os vestibulares. Estudo durante a parte da manhã e na parte da tarde de segunda-feira a quarta-feira no colégio, mas também optei por fazer cursos na parte da noite e nos dias vagos”, pontua a estudante.


Sonho de passar em Medicina


O sonho dela é cursar Medicina em uma faculdade pública. “Sei que o curso é concorrido, mas a prova abre muitas portas para quem tem também esse sonho”, conta a jovem. Quem tem o mesmo sonho de conseguir acesso a um curso de Medicina por meio do Enem é o estudante Lucca Godoy, 17 anos, que, assim como Julia, também está no 3º ano do ensino médio.


Por conta do incentivo da família, Lucca vem prestando a prova desde o 1º ano do ensino médio. “Meu irmão mais velho e meus pais acabaram incentivando a já prestar como treineiro para ter uma preparação maior”.

O estudante expõe que boa parte de sua rotina é dedicada aos estudos. “Estou fazendo as atividades escolares normalmente e conciliando algumas atividades extra sala também, como um cursinho à parte e um curso de redação. Aí acaba sacrificando alguma parte do dia, principalmente, nesta reta final”, assinala.


O jovem indica que a pressão para passar no vestibular está presente, porém, relata estar calmo para prestar o Enem 2023. “A rotina deu uma pesada grande em comparação com os outros anos, porque tive que abdicar de muitas coisas, como atividades de lazer, mas, apesar de tudo, venho me preparando bastante e estou entrando mais calmo nessa fase final”, comenta Lucca.

Quantidade de inscritos na região


Municípios* Inscritos:


Adamantina 577

Dracena 1.200

Martinópolis 406

Mirante do Paranapanema 264

Osvaldo Cruz 588

Presidente Epitácio 614

Presidente Prudente 6.167

Presidente Venceslau 698

Rancharia 554

Rosana 354

Teodoro Sampaio 410

Total 11.832



Fonte: Inep

*Municípios definidos pelo edital

コメント


bottom of page