No total, são 8.348 pacientes pacientes à espera de seis tipos de artroplastia de quadril, cirurgia a qual o presidente Lula fará - METRÓPOLE
Mais de 8 mil pessoas aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) pela mesma cirurgia de quadril pela qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ser submetido.
Os dados de um relatório do Ministério da Saúde (MS) foram compilados pela Folha de S.Paulo e analisados junto às informações repassadas por 16 estados. Eles revelam que, no total, são 8.348 pacientes pacientes à espera de seis tipos de artroplastia de quadril.
As unidades federativas em questão são: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Tocantins.
Confira o top 3 dos estados que lideram as cirurgias de quadril:
Rio Grande do Sul – 3.684 pacientes;
Goiás – 2.520;
Espirito Santo – 564;
No caso de São Paulo e Rio de Janeiro, os dados fornecidos pelas regiões não batem com os apurados pela Folha. Procuradas, ambas pastas afirmaram que o conflito de números oficiais (428, no caso de São Paulo, e 42, no Rio de Janeiro) com os fornecidos por hospitais regionais ocorre principalmente em detrimento da “descentralização dos serviços”.
A justificativa do Ministério da Saúde, no entanto, é que, no caso do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) não aparece na lista estadual porque o serviço é federal e tem a própria fila.
O presidente Lula deve ser submetido, nos próximos meses, a uma artroplastia de quadril – cirurgia que substitui a articulação da região por uma prótese, total ou parcialmente.
Comments