top of page
Buscar

Mais de R$ 5 bi em prêmios da Loteria foram 'esquecidos' e prescreveram; para onde o dinheiro foi?

Com Terra

De 2013 a 2023, mais de R$ 5,3 bilhões em prêmios da Loteria Federal prescreveram - ou seja, não foram retirados por quem apostou e teve a sorte de levar a 'bolada'. Mas, afinal, para onde esse dinheiro vai quando o seu 'dono' não o resgata?


O Terra foi atrás da resposta e descobriu que o destino é o Tesouro Nacional, que reverte esse dinheiro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Em outras palavras, o montante que não é resgatado acaba virando investimento em educação no País.


Os dados, disponibilizados pela Caixa Econômica Federal, foram organizados pela reportagem e ajustados pela inflação de novembro deste ano. 


Ao Terra, a Caixa explicou que em todas as modalidades da loteria, os prêmios prescrevem se não forem retirados em até 90 dias após a data do sorteio. Caso não sejam resgatados, os valores são integralmente destinados ao Fies.


Confira, por ano, quanos reais em prêmios foram ‘esquecidos’ nas lotéricas:



A Flourish chart

A reportagem entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em busca de detalhes sobre como esse dinheiro é utilizado, mas não obteve respostas.


O MEC informou apenas que as informações referentes à programação financeira e orçamentária do Poder Executivo Federal competem ao Ministério da Fazenda.


Outros repasses

Além desses valores que prescrevem, a Caixa também faz repasses beneficiários sociais de acordo com as disposições da legislação vigente.


Por exemplo: por meio da Lei nº 13.756/2018 está definido que as instituições Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi), Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Fenapaes) e Cruz Vermelha têm direito a receber a renda líquida de um concurso da Loteca ao ano. 


Há ainda repasses sociais direcionados:


• Ao esporte, como ao Comitê Olímpico do Brasil (COB); 

• À cultura, ao Fundo Nacional da Cultura (FNC);

• À segurança, como ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP);

• À saúde, ao Fundo Nacional da Saúde (FNS);

• E a outras iniciativas, como ao Fundo Nacional de apoio à Criança e Adolescente (FNDCA),

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page