top of page
Buscar

Fósseis de 80 milhões de anos são encontrados em MG

Material achado na BR-050 inclui costelas, vértebras e outros fragmentos ósseos que os estudiosos suspeitam ser de titanossauros. Em novembro, um osso de dinossauro já havia sido encontrado na mesma rodovia. - Com G1

Mais 22 blocos com fósseis de cerca de 80 milhões de anos foram encontrados durante uma obra da concessionária Eco50, na BR-050, em Uberaba, conhecida como "Terra dos Dinossauros". Em novembro, um osso de 20 cm de dinossauro já havia sido retirado de um paredão na mesma rodovia.

Dessa vez, o material achado inclui costelas, vértebras e outros fragmentos ósseos que os estudiosos suspeitam ser de titanossauros.

Esses dinossauros, que viveram bem antes de sequer pensarmos em pisar nessa terra, tinham pescoço longo, mediam de 9 a 12 metros de altura e podiam pesar cerca de 13 toneladas na fase adulta. A espécie, que o nome faz referência aos titãs da mitologia grega, pode ser formada pelos maiores dinossauros que já passaram pelo planeta. “Ao que tudo indica, trata-se de um Titan, semelhante ao que foi encontrado há 20 anos na Serra da Galga, aqui em Uberaba. Só que aquele fóssil tinha 65 milhões de anos, enquanto estes de agora são um pouco mais antigos”, contou o paleontólogo Paulo Macedo.

Os materiais serão repassados para estudos ao Museu dos Dinossauros da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em uma solenidade que acontecerá na quinta-feira (7).


Comments


bottom of page