top of page
Buscar

Mau uso das redes sociais afeta seu sono e seus relacionamentos

Terra

Foto: Adobe Stock


As redes sociais são importantes hoje em dia, pois é uma forma de estabelecer comunicação, mas as plataformas virtuais não devem anular as atividades presenciais que permitam às interações com o próximo.


Quando o sujeito está habituado a se comunicar virtualmente, os encontros presenciais podem gerar um grande desconforto e levar ao isolamento social. Os relacionamentos humanos acontecem de forma presencial, e os problemas relacionados à saúde mental estão atrelados à falta de convivência com outras pessoas. 


Nesses ambientes, pode ser comum que ocorram comparações constantes ao se deparar com coisas que o indivíduo possui ou gostaria de ter condições de usufruir


Não é difícil entender que o cotidiano compartilhado nos aplicativos pode ser comparado a versões idealizadas. Ao analisar esse cenário de constante exposição, aumentam o cuidado e a reflexão sobre quem seguimos nas redes sociais e de que forma as publicações dessas pessoas podem nos impactar. Acompanhar as interações sociais dos filhos também é um grande desafio.


Distúrbios do sono

O uso excessivo dessas plataformas virtuais também pode gerar distúrbios de sono, pois estar conectado faz com que o cérebro ative as conexões e o sistema de alerta devido à exposição luminosa. Dessa forma, a estimulação cognitiva pode dificultar o relaxamento do corpo e prejudicar a qualidade do sono. 


A falta de repouso tem consequências muito drásticas para os erros, além de alterar o humor, prejudicar a memória, cognição, atenção e contribuir para perda de foco e produtividade.


A utilização exagerada das redes sociais colaboram para o desperdício da atenção seletiva, que é a capacidade de manter a concentração e ignorar os estímulos sem relevância.


Os conteúdos compartilhados nas plataformas devem ser verificados pois, em alguns casos, os argumentos apresentados e divulgados nos perfis não têm comprovação científica e contribuem para a difusão de ideias falsas.

Por que você fica ansioso para receber likes?

Vale questionar também por que os usuários ficam ansiosos em receber likes e comentários nas postagens. Isso pode ser a manifestação de uma necessidade que não está sendo saciada nas relações humanas e que está sendo buscada nos espaços virtuais. O incômodo pode surgir após uma publicação que tenha ficado sem reações dos seguidores. Essas pessoas acabam procurando uma validação social de forma inadequada.


Para evitar esse problema, é necessário adotar alguns comportamentos. O primeiro passo é compreender que, como seres humanos, ter vínculos presenciais e afetivos sustentam a saúde mental. Infelizmente, o mundo em que vivemos nos afasta dessa realidade. A partir dessa compreensão, será possível estabelecer metas claras e objetivas como o tempo reservado para usar a internet no dia, assim como o período destinado para os relacionamentos interpessoais.


Ao frear alguns exageros e praticar o autocuidado, cada indivíduo trilhará as melhores condições de vida.


Quando um tempo é direcionado para desempenhar cada atividade, o dia se torna saudável. O WhatsApp, por exemplo, é uma ferramenta de trabalho, mas é necessário estabelecer horários específicos para acessar essa plataforma.


Antes de dormir, todo o corpo precisa entrar em sintonia. Se um alarme surgir com notificações no celular, a tendência é que a rede cognitiva volte ao estado de alerta. Para sair do modo vigilância e relaxar, uma pessoa pode levar minutos ou até horas, o que não é saudável e poderá afetar o rendimento no dia seguinte.


(*) Mauro Félix é professor de psicologia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.

bottom of page