top of page
Buscar

Metade dos inscritos não comparece para prova do concurso unificado

Por Portal Prudentino

Foto: Arquivo/Seduc


Em balanço preliminar do comparecimento ao Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), realizado nesse domingo (18), cerca de 1 milhão de pessoas fizeram o certame. Presidente Prudente foi uma das poucas cidades do Estado de São Paulo a aplicar a prova do certame. 


O total de inscritos no CNU somou 2,14 milhões, o que significa um percentual de abstenção acima de 50%. “Está dentro da nossa expectativa, comparando com outros concursos desse tamanho, nesse quantitativo de gente”, afirma a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck.


Segundo ela, a taxa de abstenção ficou abaixo de que outros certames recentes, como o do Banco Central. “A média histórica é em torno de 40%, chegando a 50% em concursos maiores”.


Para ela, a taxa de abstenção foi puxada sobretudo pelos faltantes que concorriam a vagas de ensino médio, enquanto os candidatos de nível superior compareceram em maior número.


Segundo dados do MGI, os inscritos no concurso foram oriundos de quase todos os municípios brasileiros, com a exceção de apenas dez cidades. Questionada, a ministra considera não ter sido grande o impacto do adiamento do concurso para a taxa de abstenção elevada. 


Inicialmente, as provas ocorreriam em 5 de maio. Contudo, dois dias antes da data marcada, em 3 de maio, o governo federal adiou o concurso, por causa das fortes chuvas que atingiram quase 95% (468, dos 497) dos municípios gaúchos.

Kommentare


bottom of page