top of page
Buscar

Morre João Donato, pioneiro da Bossa Nova, aos 88 anos


Morreu na madrugada desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, o músico João Donato. A informação foi confirmada pela família do músico.


João Donato tinha mais de 70 anos de carreira como músico, em uma carreira marcada pela criatividade e pelas misturas de vários gêneros musicais.


O multi-instrumentista e um dos pioneiros da Bossa Nova, morreu em decorrência de uma série de problemas de saúde. Recentemente, ele teve uma infecção nos pulmões.


Pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor, João Donato de Oliveira Neto nasceu em 1934 em Rio Branco, no Acre.


João Donato atuou com artistas como: Astrud Gilberto, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Eumir Deodato, Stan Kenton, Nelson Riddle, Herbie Mann e Wes Montgomery. Suas músicas “Amazonas”, na gravação de Chris Montez, e “A rã” e “Caranguejo”, ambas gravadas por Sérgio Mendes, fizeram sucesso junto ao público norte-americano.


Como arranjador, destacam-se entre seus trabalhos os CDs “O homem de Aquarius”, de Tom Jobim, e “Minha saudade”, de Lisa Ono, além de discos de Fagner, Gal Costa e Martinho da Vila. (Com g1)

コメント


bottom of page