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Mulheres grávidas podem ‘treinar pesado’, como Leandra Leal?

Com Terra

Foto: Márcia Piovesan


Um vídeo da atriz Leandra Leal, grávida de 18 semanas, levantando peso durante seu treino, chamou a atenção nas redes sociais no início desta semana. Na publicação, a atriz de 41 anos tranquilizou os fãs e disse que além de já praticar o exercício antes da gestação, tem liberação médica para realizá-lo.


Grávida pode treinar pesado na academia?


O Terra conversou com a médica obstetra Erica Mantelli sobre a rotina de treino e exercícios físicos das mamães que não abrem mão de manter o corpo ativo durante a gestação. 

A especialista explica que não existem proibições para as mulheres se exercitarem durante a gravidez, desde que a gravidez esteja sendo muito bem acompanhada durante o pré-natal e que a mulher não apresente nenhuma contraindicação à atividade física. 


As gestantes, principalmente as que já treinavam antes da gestação, podem e devem continuar fazendo atividade física durante a gravidez inteira e até mesmo no dia do parto. 


No entanto, exercícios que podem ter um risco elevado de queda, como por exemplo andar a cavalo, fazer escalada, esquiar, saltar de paraquedas ou esportes de muito impacto, não são indicados pela médica.


Exercícios em que a frequência cardíaca fique elevada durante muito tempo, como por exemplo o jump, spinning em altíssima velocidade ou um treino muito pesado, com uma carga muito elevada, também não  são recomendados. A médica explica que o risco de torção e de queda é muito intenso e, por isso, é bom evitar.


Para as gestantes que já praticavam exercícios mais pesados como CrossFit, ou até mesmo treino intenso de musculação, o mais importante é prestar atenção com o peso e a postura dos exercícios. 


Entre os principais cuidados e melhores alternativas para gestantes que desejam continuar a rotina de exercícios estão: 


  • Sempre ter um profissional acompanhando;

  • Usar o calçado adequado;

  • Se hidratar constantemente;

  • Não fazer atividade física em jejum completo;

  • Não usar estimulantes à base de cafeína, diuréticos e termogênicos;

  • Consultar um nutricionista e um obstetra;

  • Prestar atenção no solo para evitar escorregões e possíveis traumas;

  • Evitar esportes de impacto na praia, onde o terreno é irregular;

  • Evitar locais com pouca circulação de ar.


A obstetra destaca que todas as articulações no organismo da mulher gestante ficam mais afrouxadas por conta de hormônios, e esses hormônios acabam levando a uma frouxidão ligamentar, aumentando a chance de torção. 


A médica ressalta que se a gestação não apresenta contraindicações da atividade física, toda grávida deve realizar, pois os benefícios da prática são essenciais para uma boa gestação Entre eles se destacam: 


  • Controle dos níveis de glicemia;

  • Melhora do metabolismo;

  • Diminuição da resistência insulínica;

  • Diminuição do risco de patologias e gestação de alto risco;

  • Evitar os inchaços e ajudar a circulação sanguínea;

  • Melhora do funcionamento intestinal; 

  • Melhora do sono;

  • Controle de ansiedade e estresse.

“Então, a atividade física é muito bem-vinda, desde que seja feita com o acompanhamento e com atenção especial, principalmente relacionado com a segurança da gestante”, conclui a especialista.

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