top of page
Buscar

Musculação pode ajudar a combater diabetes; entenda

Por Terra

Resumidamente, musculação é uma atividade que envolve vários tipos de pesos, com variações de tempo e movimento. Se as programações de treino e nutrição forem cumpridas por um praticante, naturalmente vão resultar em diversos ganhos. Como redução da quantidade de gordura e aumento de massa muscular. Mas, os benefícios podem ir muito além disso. Afinal, a musculação pode, inclusive, ajudar no combate de doenças crônicas, como a diabetes.


Um estudo feito por pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) trouxe à tona informações reveladoras sobre como a musculação pode ser uma "parceira" no combate a diabetes.


A pesquisa detectou que a prática regular de exercícios resistidos pode ter um efeito positivo na função das células. O que resulta no processo de melhora da secreção de insulina.


Por isso, torna-se um benefício para quem atua contra o diabetes, pois a insulina é crucial para ajudar as células a absorverem e utilizarem o açúcar no sangue, mantendo-o em níveis saudáveis.


Outro ponto citado nessa experiência é a "conexão" da musculação com a liberação de miocinas, moléculas que desempenham papel crucial na comunicação entre músculos e órgãos. Essas miocinas parecem ter um impacto direto nas células beta pancreáticas, o que influencia na sua função e a secreção de insulina.


A palavra e sugestão do especialista

"A prática de atividades físicas como a musculação não apenas fortalece os músculos, mas também pode fortalecer a saúde metabólica. Com a abordagem adequada, orientada por profissionais de saúde, a musculação pode aparecer como parte de um plano eficaz para controlar e prevenir o diabetes", relata o médico endocrinologista Dr. William Hafemann Viana.


O Dr. William ainda faz um convite para uma vida física ativa. "Em um mundo onde cuidar da saúde é essencial, é possível adotar melhores hábitos para garantir o bem-estar. Através da musculação, não só aprimoramos nosso corpo, mas também fortalecemos nossa saúde metabólica. Que tal considerar a inclusão da musculação em sua jornada rumo a uma vida mais saudável e plena?", termina.

bottom of page