top of page
Buscar

Não tenha medo da velhice: veja as vantagens da vida madura!


Todo mundo em algum momento da vida já teve medo de envelhecer... Afinal, quem nunca teve a preocupação com as rugas, cabelo branco, flacidez e outros inevitáveis sinais da idade? Não se esqueçam, envelhecer vai muito além disso e mais importante que a nossa aparência, o que determina se estamos velhos ou não é a nossa mente e a maneira de encarar a vida. Vejo pessoas fazerem verdadeiras loucuras para tentar manter a juventude, ou melhor dizendo, manter uma aparência mais jovem.

Acho que a vaidade, se usada com moderação é muito saudável, pois faz com que cuidemos do nosso corpo e o tratemos com carinho, mas uma vaidade exagerada pode inclusive colocar a nossa vida em risco.


Percebo que o medo vem das referências que a nossa mente evoca quando escuta a palavra velho. Mas em vez de só focar no lado negativo e sofrer por antecedência, que tal ver as vantagens de chegar à maturidade?


O medo de envelhecer, por vezes, pode nos impedir de olhar além.

Fazemos planos pensando no futuro desde criança mas se tem algo desafiador para a maioria de nós, é imaginar como vai ser quando a tal da melhor idade chegar.


A entrada nos “ENTA” trás limites que a princípio não são bem encarados para quem está recente nessa fase, a maioria se assusta. Porque se pega tendo que fazer escolhas, quais os hormônios, físico e genética impõe…


Por mais que você se exercite, seu corpo não se recupera de uma noitada com tanta rapidez, você não tolera mais tanto ambientes barulhentos por muito tempo e prefere conforto à hype. E a sua tolerância para papo furado também diminui.


Mas aí é que tá: Ser forte não é dar conta de tudo enlouquecidamente (atividades, visual impecável, e cia)


Ser forte é escolher. Ser forte não é resolver problemas emocionais com uma saída para dançar. Ser forte é encará-los. Ser forte não é se considerar invencível. É conviver com fracassos e adquirir experiências.


Nos falta referências que quebrem esse enquadramento, como uma imagem mais positiva de uma vida madura. Ter em mente pessoas que utilizam dos benefícios da maturidade, para ir cada vez mais de encontro dos seus planos e prioridades que em muitos momentos são deixados para atrás. Se faz necessário como ajuda para não alimentarmos cada vez mais esse medo de envelhecer.


Sendo assim, te convido a parar um minuto e refletir: quem são as pessoas que tem mais anos de idade e que você admira?


E para finalizar: SE TUDO DER CERTO, TODOS NÓS IREMOS CHEGAR NA TERCEIRA IDADE.

Comments


bottom of page