top of page
Buscar

Neymar recebe placa da CBF e exalta Pelé: 'Não quer dizer que sou melhor'

Atualizado: 11 de set. de 2023

Craque foi homenageado ao se tornar o maior artilheiro do Brasil em jogos oficiais, passando Pelé. - TERRA


Neymar recebe das mãos de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, placa em homenagem a recorde – Foto: Reprodução de vídeo YouTube Arena Web / Jogada10



Nenhum jogador balançou as redes mais vezes pela Seleção Brasileira do que Neymar nas contas da Fifa. Com os dois gols anotados no triunfo sobre a Bolívia nesta sexta-feira, 8, no Mangueirão, o craque chegou a 79 com a Canarinho. Horas depois, ainda no palco da partida, ele foi homenageado com uma placa entregue pelo presidente da CBF.


Ednaldo Rodrigues exaltou o feito do atual camisa 10, entregando, ainda, uma camisa especial com o número 79, em referência aos gols marcados pelo Brasil.


"Queremos homenagear Neymar por ser o maior artilheiro de todos os tempos em jogos contra seleções. Afinal, isso é importante. Quis o destino também que eu, em 2010, presidente da Federação Baiana, estava entregando para ele o troféu da Copa do Brasil e agora, como presidente da CBF, que ele atingisse essa marca pela nossa Seleção. Quero passar para você essa placa, que é uma homenagem da CBF para todo o futebol brasileiro."


Neymar não esconde emoção


A placa, assinada pelo mandatário da Confederação, contém a seguinte inscrição dedicada ao craque:


"À Neymar Jr, maior artilheiro da Seleção Brasileira de todos os tempos em jogos contra seleções, o agradecimento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com seus gols, você tem levado alegria a milhões de brasileiros e torcedores pelo mundo."


Cercado pelos demais companheiros da Seleção, Neymar tomou a palavra e fez um breve pronunciamento. Nele, aliás, tratou de exaltar Pelé. Assim, afirmou que a artilharia pela Seleção não faz dele melhor do que o Rei do Futebol.


"Muito feliz. Sem palavras, afinal. Jamais imaginei alcançar esse recorde e desde já quero dizer que, alcançando esse recorde, passando Pelé, não quer dizer que sou melhor que ele ou qualquer jogador da Seleção. Sempre quis escrever meu nome na história do futebol brasileiro e da Seleção Brasileira. E hoje fiz isso. À minha família e a todos os meus amigos que estão aqui eu agradeço muito", disse o craque, que ainda perdeu um pênalti diante dos bolivianos.


Neymar nas contas da Fifa


O atual camisa 10 chegou a 79 gols pela Seleção, superando Pelé. De acordo com a Fifa, entidade máxima do futebol, o Atleta do Século fez 77 gols. A CBF, por outro lado, usa outra contagem para esta lista.


Nas contas desta marca histórica alcançada por Neymar, a Fifa considera apenas gols em partidas oficiais, contabilizando somente jogos entre seleções. Devido a isso, ignorou 18 tentos marcados por Pelé, que são computados pela CBF em partidas contra combinados e outras equipes. Por isso a diferença nas listas.


Neymar fez os últimos dois gols da Seleção Brasileira no Mangueirão. Durante todo o jogo, aliás, o atacante foi bastante aplaudido pela torcida que lotou as dependências do estádio.


Com a goleada em Belém do Pará, o Brasil lidera as Eliminatórias após a primeira rodada. Na próxima terça, a Seleção visita o Peru, em Lima, às 23h (de Brasília).




Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page