top of page
Buscar

No Dia Mundial da Água, Prefeitura de PV informa sobre gestão e tratamento de efluentes

Com Assessoria


Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado anualmente no dia 22 de março, a Prefeitura de Presidente Venceslau traz informações sobre meio ambiente relacionadas ao tratamento de esgoto, desde a coleta até a destinação para a natureza após todas as etapas exigidas.


Cerca de 60% do volume total de esgoto produzido pelo município é atualmente tratado pela Estação (ETE) Sul, localizada a cinco quilômetros da zona urbana de Presidente Venceslau. O percentual é equivalente ao material produzido por todos os bairros localizados entre a linha do trem no centro e a rodovia Raposo Tavares (SP-270).


Após sair das residências, o esgoto é direcionado para a rede coletora sob a via pública e em seguida ao coletor-tronco (normalmente localizado sob áreas de menor altitude) para só então chegar ao emissário (geralmente paralelo à córregos ou fundo de vale) ou até uma Estação Elevatória (EEE), dependendo das condições topográficas.


Com a chegada do esgoto até a Estação Elevatória, o efluente é encaminhado até a ETE através do bombeamento para que o tratamento possa ser efetuado.


Para tornar o efluente apto a ser direcionado para a natureza, o tratamento é realizado através de processos químicos, físicos e biológicos. Os micro-organismos do próprio esgoto são os responsáveis por remover a poluição, através do sistema de lagoas australianas.


O sistema em questão possui as seguintes etapas: gradeamento (para remoção de objetos sólidos e inadequados), caixa de areia e calha parshall, seguindo para duas lagoas anaeróbias e duas lagoas facultativas, ligadas em paralelo. Por fim, a desinfecção do material é feita com cloro e tanque de contato em chicanas.


Sendo projetado para tratar em média 205 m³ de esgoto por hora, o equivalente a 205 mil litros, o sistema é finalizado com o material sendo devolvido ao corpo hídrico denominado Córrego Fortuna.


Importante ressaltar que o município monitora periodicamente os parâmetros de Demanda Biológica de Oxigênio (DBO), Demanda Química de Oxigênio (DQO), Oxigênio Dissolvido e Coliforme Termotolerantes.


A ETE Sul foi inaugurada em Presidente Venceslau em agosto de 2021, após o início da construção em 2012. O projeto do empreendimento foi realizado em parceria com o governo estadual, chamado Programa Água Limpa, passando por todos os processos de licenciamento ambiental, licença prévia/instalação e licença de operação a título precário.


Além da ETE Sul, o município também conta com a ETE Norte, que trata os resíduos provenientes dos bairros localizados do outro lado da linha do trem, sentido estrada da Aymoré (PSV-060).

Comments


bottom of page