top of page
Buscar

Nobel de Economia 2023 vai para Claudia Goldin por estudos sobre mulheres no mercado de trabalho

Economista é apenas a terceira mulher a receber o prêmio, anunciado pela Academia Real de Ciências da Suécia nesta segunda-feira, 9 - Com Terra

Foto: Divulgação/The Nobel Prize


O Prêmio Nobel de Economia de 2023 foi concedido nesta segunda-feira, 9, para a economista norte-americana Claudia Goldin, "por ter avançado nossa compreensão dos resultados das mulheres no mercado de trabalho", afirmou a Academia Real de Ciências da Suécia. Ela é apenas a terceira mulher a receber o Nobel de Economia: antes dela, Elinor Ostrom foi a vencedora em 2009 e Esther Duflo em 2019.


Os organizadores do Nobel afirmam que Claudia "apresentou o primeiro relato abrangente sobre os rendimentos das mulheres e a participação no mercado de trabalho ao longo dos séculos", descobrindo fatos novos e surpreendentes sobre os papéis históricos e contemporâneos das mulheres nesse ambiente. As limitações impostas às escolhas das mulheres, historicamente e hoje, pelo casamento e pela responsabilidade pelo lar e pela família, estão no centro das análises e modelos explicativos de Claudia.

Comments


bottom of page