top of page
Buscar

Nova tecnologia de radar – uma metralhadora de multas” que autua 30 carros por minuto”

com informações: METRÓPOLES E UOL



A tecnologia de trânsito está sempre evoluindo, e o mais recente desenvolvimento é o radar tipo ‘pistola’, um dispositivo capaz de identificar até três veículos por segundo, em velocidades de até 322 km/h e distâncias de até 650 metros. Esta nova tecnologia promete ser uma ‘metralhadora de multas‘.


O que é o Trucam?

O Trucam é o nome do novo equipamento eletrônico móvel que se assemelha a uma pistola, com mira a laser e sensor de presença. A fabricante, Lasertech Brasil, orgulha-se de ser a fornecedora oficial de sensores a laser para a NASA, a agência espacial norte-americana.


Funcionamento do Trucam

O Trucam é capaz de diferenciar veículos por tamanho, automaticamente, e multá-los individualmente, de acordo com a velocidade limite estabelecida para cada categoria. O dispositivo pode identificar até três veículos por segundo, sejam motos, carros, ônibus ou caminhões.


O equipamento mede a velocidade, calcula a distância entre cada veículo, produz evidências fotográficas e vídeos do infrator, realiza levantamentos estatísticos, quantitativos e classifica os dados obtidos.


Limitações do Trucam

Apesar de sua alta tecnologia, o Trucam possui algumas limitações. De acordo com a resolução 798 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a distância entre dois radares, independentemente do modelo, deve ser de, no mínimo, 500 metros nas cidades e também em trechos de vias rurais com características de via urbana.


Além disso, se o motorista verificar que o radar responsável pela multa está há mais de um ano sem inspeção do Inmetro, poderá reunir provas para montar sua defesa e solicitar a anulação da penalidade.


Validade da aferição dos radares

A resolução 798 do Contran também estabelece outros requisitos para a validade da aferição dos radares. Entre eles, a periodicidade da verificação dos equipamentos de fiscalização de placas de veículos, cuja vistoria deve ser realizada, obrigatoriamente, a cada 12 meses, e o modelo deve ser aprovado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).


Como contestar uma multa

Para contestar uma multa de trânsito, o motorista deve seguir alguns passos essenciais. Primeiramente, é necessário identificar o órgão que emitiu a autuação e apresentar um pedido de recurso perante a autoridade de trânsito responsável. Além disso, é essencial ter uma cópia da notificação de autuação ou da penalidade, se aplicável.


O motorista deve verificar se a última inspeção do veículo ocorreu há mais de um ano em relação à data da infração. Para completar o processo, o condutor deve estar munido do auto de infração ou de um documento que contenha a placa e o número do auto de infração de trânsito.


Se o recurso for inicialmente negado, ainda existe a possibilidade de recorrer a uma das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARI) e apresentar um pedido de defesa adicional.

Komentarze


bottom of page