top of page
Buscar

Novo caça F-39 Gripen da Força Aérea, que pode atingir até 2,4 mil km/h, chega ao Brasil

Com G1

O novo caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou em Santa Catarina pelo Porto de Navegantes, no Litoral Norte do estado. Fabricada pela empresa sueca Saab, a aeronave supersônica foi transportada até o aeroporto da cidade em um esquema de segurança na madrugada de quarta-feira (13).


O caça embarcou no Porto de Norrkoping, na Suécia, no navio MV Florijngracht. Após a viagem, ele foi descarregado no berço 2 do Portonave. A operação foi divulgada nesta quinta-feira (14).


🛩 Conheça o novo caça da FAB:

  • 📏 Tem envergadura de 8,6 metros, 4,5 metros de altura, 14 metros de comprimento;

  • 💨 Atinge velocidade máxima de 2,4 mil km/h;

  • ☁ Chega a voar acima de 16 mil metros de altitude;

  • ⛑ O F-39 Gripen é usado por forças aéreas em todo o mundo.

O trabalho dentro do porto reuniu dezenas de funcionários, que fizeram içamento do caça e o retiraram de dentro do navio. Equipamentos de segurança auxiliaram no serviço.


Com a chegada do novo caça, a Portonave soma oito aeronaves do mesmo modelo desembarcadas desde 2020. Reconhecido pela eficiência, o Gripen tem baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada, segundo a FAB.


Gripen Brasileiro

A aeronave faz parte do programa Gripen Brasileiro, parceria entre o Brasil e a Suécia para o desenvolvimento e fornecimento de caças no país.


A iniciativa teve início em 2013 e o contrato inclui além das aeronaves, suporte logístico, sistemas de suporte e equipamentos relacionados, treinamento e armamentos.


Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page