Com Extra
Normalmente, o desconto oferecido pelos criminosos é bem exagerado, em torno de 50% — Foto: Freepik
Golpistas estão usando a tática do desconto em boletos para enganar pessoas que possuem dívidas de modo geral. Os bandidos compram essas informações no mercado paralelo de pessoas que estão com boletos vencidos, seja de banco, cartão de crédito ou outros serviços. Com as informações em mãos, os criminosos podem enviar mensagens por WhatsApp, SMS ou uma ligação por telefone dizendo que, por conta do atraso, estão oferecendo um desconto para você pagar aquela conta em aberto. Mas, para isso, você desconsiderar o boleto anterior (o real) e pagar o novo (fraudulento) que eles vão te enviar, com o novo valor mais baixo.
Normalmente, o desconto oferecido pelos criminosos é bem exagerado, em torno de 50% e isso é mais um indicativo de tentativa de golpe. Para concluir o “acordo”, depois de receber um novo boleto por email, idêntico ao original, o dinheiro vai para a conta dos golpistas e a dívida original permanece.
Nenhuma empresa, ainda mais cartão de crédito e banco, vai te oferecer um desconto espontaneamente para você regularizar sua situação. Qualquer comunicação nesse sentido, desconfie, pois, provavelmente, é golpe.
Caso precise de uma renegociação para pagar débitos em aberto, você mesmo deve entrar em contato com a empresa para fazer uma proposta.
As dicas de segurança para esse golpe vale para outros também:
Fique sempre atento na hora de pagar contas, ainda mais se houver algum contato com alguma informação atípica.
Nunca pague boletos sem antes verificar sua autenticidade.
Verifique o nome do favorecido na tela, antes de confirmar um pagamento.
Não forneça seus dados pessoais ou bancários a pessoas desconhecidas, nem para quem te ligar mesmo que informem que é de uma empresa conhecida.
Mantenha seu antivírus, softwares e aplicativos atualizados.
Fique atento ao remetente do email (e saiba que essa informação também pode ser forjada pelos golpistas).
Comments