
Temos mais bactérias no nosso intestino do que células no corpo” – Jeffrey Bland
Já começamos este texto com esta frase impactante para que logo você perceba a Importância do intestino.
Disbiose é caracterizada por um desequilíbrio entre as bactérias benéficas e as patogênicas (que causam doenças) principalmente no intestino, mas pode ocorrer em outras áreas também, como: boca, pele, região geniturinária e respiratório. O intestino é a área do corpo humano com maior exposição ao meio ambiente e, segundo a OMS, 60% das doenças têm como base causas nutricionais.
As principais consequências da disbiose são: deficiência da absorção de vitaminas e minerais, cansaço, inativação de enzimas digestivas, má digestão, fermentação excessiva, desconjugação de sais biliares, comprometimento da digestão e absorção de gorduras, produção de promotores tumorais (câncer) e destruição da mucosa intestinal.
Ter um intestino bem cuidado e funcionando adequadamente é fundamental para metabolização de hormônios, absorção de nutrientes, para um equilíbrio mental e emocional, para um bom sono, fortalecimento do sistema imune, entre outras funções.
Para um intestino saudável devemos ter alguns cuidados:
Uma dieta balanceada e rica em vitaminas e minerais
Evitar o uso excessivo de antibióticos (eles matam todas as bactérias, inclusive as benéficas)
Evitar a automedicação e o consumo indiscriminado de medicamentos
Reduzir o consumo de produtos industrializados.
Podemos fazer uso de probióticos (procure um nutricionista para te orientar)
Aumentar o consumo de fibras (verduras, legumes, frutas e sementes)
Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas
Beber bastante água
Praticar atividade física diariamente
Com algumas mudanças simples na rotina, a sua saúde intestinal será muito melhor, com isso, você terá uma melhoria de qualidade de vida, com muito mais energia e disposição para realizar suas atividades cotidianas.
