top of page
Buscar

Papa Francisco ganha obra sacra produzida por escultor mineiro de presente

A imagem foi produzida em uma das cidades brasileiras consideradas como grande referência na arte barroca, São João del Rei. Ela foi entregue ao pontífice pelo reitor da UFSJ, Marcelo Andrade, em encontro no Vaticano. - Por G1

O Papa Francisco ganhou de presente na última semana uma obra sacra produzida pelo escultor mineiro, Rogério Godoy. A imagem foi entregue ao pontífice pelo reitor da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Marcelo Andrade, em encontro no Vaticano.

No momento em que recebeu em mãos o presente, o Papa agradeceu, apreciando a extrema expressividade inscrita na simplicidade da obra. A imagem foi produzida em uma das cidades brasileiras consideradas como grande referência na arte barroca, São João del Rei (MG). A “Madonna in Blues & Gold” é uma escultura de 25 cm de altura, feita em cerâmica modelada à mão e posteriormente “queimada” em forno de altíssima temperatura. A peça é revestida com esmaltes vidrados azuis e aplicações de folha de ouro 23,5 quilates.

A base é feita de madeira (canela sassafrás), confeccionada a partir do aproveitamento do trabalho de um marceneiro da região. A folha de ouro é um material usado em diversas técnicas artísticas e em restaurações, tendo custo menor que o metal propriamente dito.

Imagem ficará exposta para visitação na UFSJ antes de ser levada para o Papa Francisco — Foto: Dávila Martins/UFSJ

No encontro com o Papa, reitor entregou ainda um ofício de “Filiação da Universidade Federal de São João del-Rei à construção de um mundo igualitário, justo e pacífico”, como símbolo do entendimento do papel que a UFSJ tem na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

Kommentare


bottom of page