top of page
Buscar

Pele saudável: te contamos 6 mitos e fatos sobre a sua skin care

Com Terra

Todo mundo quer uma pele saudável e radiante. Mas chegar lá pode depender mais da distinção de fatos e mitos do que de uma rotina de skin care, ou quanto gasta em produtos. Muitos conselhos sobre cuidados com a pele simplesmente não funcionam e alguns mitos podem até causar danos.


Pele saudável: te contamos seis mitos e fatos sobre a sua skin care


"A pele é o nosso maior órgão e algo que podemos notar logo de cara quando está saudável. Como dermatologista, frequentemente ouço 'fatos' enganosos que parecem ser teimosamente duradouros", aponta a Mayla Carbone, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 


A especialista listou alguns fatos e mitos sobre cuidados que precisamos prestar atenção no nosso skin care. Confira!


A pele renova-se constantemente


Fato. A pele fornece uma barreira dinâmica entre o ambiente interno do seu corpo e o mundo exterior. "Células chamadas queratinócitos na epiderme, ou seja, a camada externa da pele, estão constantemente se dividindo para produzir um suprimento de células que sobem por essa camada e se desprendem de sua superfície. A pele é uma rica fonte de células-tronco com capacidade de se dividir e se renovar", explica Mayla.


Beber dois litros de água por dia para garantir uma pele saudável


Mito. A quantidade de água ingerida não afeta diretamente a pele. "A água é fornecida à pele pelo sangue que flui por meio da derme, a camada interna da pele. Ela se perde da epiderme, especialmente em um ambiente seco", esclarece a dermatologista.


A água é necessária para manter a hidratação da pele e, quando o paciente fica desidratado, a pele parece opaca e menos elástica. "Numa pessoa saudável, os órgãos internos, ou seja, rins, coração e vasos sanguíneos, controlam a quantidade de água que chega à pele. Não existe um volume fixo de água que você precisa beber, depende simplesmente das quantidades que você está ingerindo e perdendo", diz.


O estresse pode tornar a pele insalubre


Fato. Existem muitos problemas de saúde na vida moderna que relacionamos ao estresse. Alguns dos principais exemplos são a alopecia areata, uma condição autoimune que causa a queda do cabelo, a psoríase, outra condição autoimune que causa espessamento, descamação e inflamação da pele, e o eczema, coceira, inflamação da pele vermelha.

Comer chocolate causa acne


Mito. Mayla explica que a acne vulgar, a acne comum da "adolescência" que pode persistir até os 30 e 40 anos, ocorre como resultado da interação entre os efeitos hormonais nas glândulas de gordura da pele, além da resposta imune da pele a poros bloqueados e micróbios que vivem na pele. Ter uma dieta rica em gordura não é saudável por muitas razões, mas não causa acne.


Sabão em pó causa eczema


Mito. Eczema é uma condição em que a pele fica seca, com coceira e vermelha. A causa dela é uma uma combinação de fatores genéticos e efeitos ambientais, levando à inflamação. "Sabão, detergentes e sabão em pó podem irritar a pele e contribuir para o ressecamento porque removem a oleosidade da pele. Os detergentes em pó biológicos contêm enzimas que quebram as gorduras e outras proteínas para remover manchas e podem irritar a pele sensível, podendo piorar o eczema. É importante que qualquer tipo de produto usado na lavagem seja bem enxaguado da roupa antes de ser usada, para evitar irritação da pele", afirma a especialista.


O sabonete antibacteriano é o melhor para manter a pele limpa


Mito. A pele normalmente tem bactérias e é impossível mantê-la completamente livre delas. "O sabonete antibacteriano não é necessário para o uso diário, pois a lavagem completa e consistente das mãos, e não o sabonete antibacteriano, é o que ajuda manter a pele limpa e assim, prevenir a propagação de qualquer possível infecção", finaliza Carbone.

bottom of page