top of page
Buscar

PF faz operação contra suspeita de vazamento de prova do Enem no Ceará

Com UOL

Provas do Enem 2023 foram localizadas na casa do suspeito, diz PF/Imagem: PF-CE


A PF realiza operação hoje contra um suposto vazamento de prova do Enem realizado em 2023. Segundo as investigações, um candidato inscrito no Ceará divulgou o tema da redação nas redes sociais ainda durante a realização do exame.


Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos na Operação Limite Virtual. A ordem foi dada pela Justiça Federal em Sobral (CE).


A comunicação do suposto crime foi feita pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao MEC, e a PF afirma que identificou o suspeito.


A PF diz que "há indícios de divulgação ilícita do tema da redação referente ao caderno rosa no exame em 2023", ainda no período da prova. Na casa do candidato, a PF achou os cadernos. O Enem foi realizado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado.


As condutas do investigado podem configurar o cometimento, em tese, do crime de fraude em certame de interesse público, com penas que podem chegar a 8 anos de prisão.


Ao todo, 15 agentes atuam na operação policial. A Polícia Federal afirma que o nome da operação é uma tentativa de alertar as pessoas sobre os limites que devem ser impostos nas redes sociais.

Comments


bottom of page