top of page
Buscar

Planeta pode atingir limite de aquecimento em 7 anos, alerta estudo

Marca estabelecida no Acordo de Paris será ultrapassada caso o nível de emissão de gases poluentes continue crescendo na proporção atual - Com Globo Rural

O relatório anual da Global Carbon Project, organização que busca quantificar as emissões globais de gases de efeito estufa, foi apresentado nesta terça-feira (5/12) durante a COP 28 e afirmou que o planeta Terra poderá ultrapassar o limite de aquecimento de 1,5ºC em sete anos. O estudo apontou que a poluição por dióxido de carbono (CO2) proveniente de combustíveis fósseis aumentou 1,1% no ano passado, com um crescimento significativo das emissões na China e na Índia. Caso o nível de emissão de gases poluentes continue crescendo dessa maneira, a probabilidade de ultrapassar a meta de 1,5°C estabelecida pelo Acordo de Paris é estimada em 50% até 2030.

Embora seja promissor o crescimento das energias renováveis, como energia solar, eólica e veículos elétricos, esteja em foco nas negociações climáticas da COP 28, a Global Carbon Project afirma que esse progresso representa apenas metade da solução.

A outra metade, igualmente crucial, é a redução das emissões provenientes de combustíveis fósseis. A pesquisa também indica que, das 40,9 bilhões de toneladas estimadas de CO2 emitidas globalmente este ano, 36,8 bilhões de toneladas são provenientes de combustíveis fósseis.

O responsável pela pesquisa, Professor Pierre Friedlingstein, alerta que medidas urgentes devem ser tomadas nos próximos anos. “O tempo entre agora e 1,5 graus está se reduzindo massivamente, então, para manter uma chance de ficar abaixo de 1,5°C, ou muito próximo a 1,5°C, precisamos agir agora”. relata

Durante a COP 28 em Dubai, o Brasil deve desempenhar um papel proeminente considerando sua posição como uma potência agroambiental e energética, além de possuir uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo. O país já é reconhecido internacionalmente por sua política pública na área de agricultura tropical, como evidenciado no plano ABC+ (Agricultura de Baixo Carbono).

bottom of page