top of page
Buscar

Por que 'ofertas de empregos fantasmas' estão em alta no LinkedIn e outras plataformas

Com G1

Foto: Getty Images/via BBC


O mercado de trabalho em muitos países está se tornando mais restrito e é cada vez mais difícil encontrar emprego.


Após a pandemia de covid-19, em lugares como os Estados Unidos, muitos trabalhadores puderam escolher entre diversas ofertas de emprego, pois havia vagas que os empresários não conseguiam preencher.


No entanto, agora os trabalhadores perderam essas oportunidades. Em grande parte, devido a demissões e cortes orçamentais. E os cargos vagos estão se tornando cada vez mais escassos.


Apesar disso, as vagas existem... ou pelo menos parecem existir.


Páginas de emprego, como LinkedIn e Indeed, anunciam inúmeras vagas. No entanto, apesar da quantidade de candidatos altamente qualificados para esses cargos, muitos anúncios permanecem nas plataformas digitais com uma frase cada vez mais comum: “Publicado há mais de 30 dias”.


Alguns são simplesmente anúncios de empregos que já foram preenchidos, enquanto outros nunca foram planejados para serem preenchidos. Estes são “empregos fantasmas” e estão se tornando um obstáculo cada vez mais comum e problemático para quem procura emprego.


Talento e exposição

As ofertas de emprego fantasmas fazem parte do mercado de trabalho há muito tempo.


As feiras de empregos, por exemplo, têm fama por atrair empresas que montam estandes simplesmente para servir como ferramentas de promoção ou para coletar currículos em massa, sem necessariamente ter vagas para preencher.


O problema piorou na era digital. O número de candidatos disparou em todo o mundo nos últimos anos, à medida que a economia se tornou mais difícil.


As vagas publicadas são mais do que apenas uma simples buscadora de talentos que absorve o currículo de cada candidato. São também uma ferramenta para moldar a percepção dentro e fora da empresa.


Mais de 40% dos gestores de contratação disseram que publicam vagas que não pretendem preencher para dar a impressão de que a empresa está crescendo.


Uma proporção semelhante indicou que as ofertas de emprego são feitas para motivar os funcionários, enquanto 34% disseram que os empregos são anunciados para tranquilizar os funcionários sobrecarregados que podem estar aguardando a chegada de ajuda adicional de novos funcionários.


"Uma grande perda de tempo"

Especialistas alertam que nem todas as vagas que parecem empregos fantasmas são realmente isso.


A falta de recursos de recrutamento e um volume impressionante de candidatos podem significar que o processo avance lentamente e, como resultado, os recrutadores não consigam preencher as candidaturas.


Ainda assim, se esses anúncios forem empregos fantasmas ou simplesmente parecerem, o resultado é semelhante. Quem procura emprego acaba desanimado e exausto.


Ainda assim, apesar da situação do mercado de trabalho e do esforço que ele possa exigir, alguns candidatos continuam enviando o máximo de candidaturas que conseguem à espera de uma resposta. Outros candidatos dizem que a abundância de empregos fantasmas os levaram a mudar as suas estratégias.


Os empregos fantasmas podem dar aos empregadores a oportunidade de reforçar a sua imagem e reunir currículos a curto prazo, mas esses benefícios podem não durar.


Se um funcionário em potencial se sentir rejeitado por uma empresa da qual nunca recebeu resposta, ele pode ter medo de se candidatar a futuras oportunidades nessa empresa. As empresas que publicam empregos fantasmas podem acabar sendo descartadas por esses funcionários.

bottom of page