top of page
Buscar

Prefeitura pede evacuação entorno de barragem por risco de deslizamento

Com CNN Brasil

A prefeitura de São Francisco de Paula, na região da Serra Gaúcha, emitiu um alerta na noite desta segunda-feira (13) para que moradores do entorno da Usina Hidrelétrica (UHE) Bugres Barragem Salto evacuem a região imediatamente. Segundo a administração municipal, há risco de deslizamentos que podem atingir residências em áreas costeiras.


De acordo com o município, um possível deslizamento de encosta junto à barragem pode provocar ondas às margens do reservatório. A prefeitura sugeriu que os moradores se dirijam ao Centro do Idoso, onde encontrarão abrigo e assistência.


Em nota, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou que a Barragem Salto passou do nível de alerta para o de emergência. O nível de emergência indica “risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas”. Conforme o governo gaúcho, a empresa responsável pela usina, junto com a Defesa Civil, está tomando as medidas necessárias para garantir a segurança dos moradores próximos à estrutura.


Além da usina de Bugres, a Barragem de Santa Lúcia, em Putinga, também está em nível de emergência. Outras seis barragens estão em nível de alerta: UHE 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves; UHE Dona Francisca, em Nova Palma; PCH Salto Forqueta, em São José do Herval/Putinga; Barragem Capané, em Cachoeira do Sul; Barragem São Miguel, em Bento Gonçalves; e Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra.

Comentarios


bottom of page