top of page
Buscar

Presidente do Cirsop visita obra no aterro sanitário de PV

Com Assessoria


O aterro sanitário de Presidente Venceslau recebeu, na tarde de quinta-feira (11), a visita do presidente do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista (Cirsop), Roger Gasques.


Acompanhado por representantes do Poder Executivo de Presidente Venceslau, o presidente do Cirsop acompanhou o avanço das obras da plataforma de transbordo, com a finalidade de tornar o espaço totalmente preparado para o direcionamento de resíduos a outras localidades.


Além de auxiliar na operação de transferência, o transbordo reduz os impactos ambientais causados pelo aterramento dos resíduos, como a contaminação do solo e lençóis freáticos. Com a operação da estação de transbordo os resíduos coletados não atingem estágios de degradação para liberação do chorume, apenas líquidos percolados, os quais estarão sobre uma área impermeabilizada e coberta, com direcionamento por canaletas para tanques de acúmulo, para posteriormente serem retirados e tratados.


Atualmente, o município de Presidente Venceslau possui autorização junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para enviar os resíduos sólidos a um aterro particular.


No último ano, o município definiu sua adesão ao Cirsop com o objetivo de buscar soluções mais eficientes e econômicas para a destinação dos resíduos. "A obra de transbordo é um grande passo para que futuramente, dentro do consórcio, a gente atenda a nossa solução objetiva, que é uma concessão regional, para que o resíduo se torne fonte de riqueza, fonte de geração de renda", explicou Roger Gasques.


Obra


Para a construção do transbordo, incluindo o aterramento, complemento e canaleta, são investidos R$ 183.119,00 em recursos próprios. A estrutura está em fase de execução, faltando a concretagem e colocação das caçambas.


Destinação dos resíduos


Atualmente, o município investe R$ 195 a cada tonelada de resíduos sólidos enviada ao aterro sanitário privado. O valor total investido por mês é variável conforme a quantidade de toneladas.

Comments


bottom of page