top of page
Buscar

Previsão do tempo de dezembro traz perspectiva preocupante

Prognóstico mensal do Inmet também prevê temperatura acima da média para áreas no centro do Brasil - Com O Globo

A previsão, contida no boletim mensal do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para dezembro deste ano, traz uma perspectiva preocupante para o inicio do verão no país, que já registrou recordes de temperatura na primavera.

Além das anomalias de chuva, está prevista a ocorrência de temperaturas acima do normal para a época do ano em diversas áreas do país. Estarão acima de 1°C grau mais quentes os estados do Tocantins e Mato Grosso do Sul, a calha do Amazonas no Pará e boa parte do Sertão Nordestino. Essa situação deve impactar a produção agrícola no centro do Brasil. A única boa notícia com relação a chuvas no Sul é que o Rio Grande do Sul, que teve tempestades intensas nesta semana, deve ser um pouco mais poupado das chuvas em dezembro. As chuvas ali em dezembro devem se concentrar nos outros dois estados, Santa Catarina e Paraná.

A situação prevista pelo Inmet é ainda consistente com o esperado para um ano de forte efeito El Niño, o superaquecimento das águas do Oceano Pacífico. E os recordes de temperaturas são consistentes com o que se espera da mudança climática global.

bottom of page