top of page
Buscar

Primavera começa amanhã: veja como será o clima durante a estação

Fenômeno El Niño vai afetar a estação que inicia neste sábado e termina em 22 de dezembro - Com Globo Rural

Conhecida tradicionalmente como a estação das flores, a primavera começa neste sábado, 23 de setembro, às 3h50, e termina no dia 22 de dezembro, à 0h27 (horário de Brasília).

No início da primavera, os dias terão aproximadamente a mesma duração das noites, e no Hemisfério Sul, vão ficando cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o dia com maior presença do Sol no ano, que marca o início do verão (22 de dezembro). Neste ano, a estação será marcada pela influência do fenômeno climático El Niño, causado pelo aquecimento das águas de parte do Oceano Pacífico. O fenômeno costuma causar déficit de precipitação na maior parte do Brasil e chuvas mais intensas na região Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para o próximo trimestre (outubro, novembro e dezembro) a previsão indica maior probabilidade de chuva abaixo da faixa normal entre o leste, centro e faixa norte do Brasil.

Entre a região Sul, parte de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, a previsão indica maior chance de chuva acima da faixa normal.

Já a previsão de temperatura indica maior probabilidade de valores acima da faixa normal na maior parte do País.

Commentaires


bottom of page