top of page
Buscar

Progama “Atividade Delegada” tem início em PV


Desde o dia 1º de setembro último, a Polícia Militar deu início ao programa “Atividade Delegada” no município de Presidente Venceslau.


Trata-se de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo para que agentes voluntários da PM reforcem o policiamento na cidade durante suas folgas.


Diferente do policiamento normalmente realizado, o foco da “Atividade Delegada” está concentrado em ações no combate à pichação, depredação, descarte irregular do lixo, apoio aos fiscais municipais quando do exercício de suas funções, policiamento em festividades com grande aglomeração de pessoas, aumento da segurança aos usuários das repartições públicas, principalmente Escolas, Santa Casa, Paço Municipal, Posto de Saúde e Praças Públicas.


Segundo o vereador Ricardo Jock, uma dos responsáveis pela vinda do programa no município, “a Prefeitura terá a partir de agora um amparato maior na sua fiscalização de Policia Administrativa”.


Conforme o vereador, Presidente Venceslau possui um sério problema de descarte irregular de resíduos. “Alguns munícipes têm por costume jogar seu lixo doméstico nos diversos pontos do município, prática enquadrada como infração ambiental”, explica.


Ainda conforme o vereador, “se o Poder Executivo direcionar os PMs da Atividade Delegada na fiscalização desta conduta, apenas uma vez por semana, além de uma cidade mais limpa, teremos economicidade de serviço da limpeza pública.”


O vereador cita também uma das preocupações da Associação Comercial local sobre presença constante de ambulantes que residem fora do município, que tem por costume se posicionar defronte às lojas da área central do município e praticar a venda das mesmas mercadorias encontradas nas lojas. “Com a atuação dos policiais da Atividade Delegada combatendo está prática, além de um comércio mais forte, estaremos incentivando o ambulante ao pagamento da respectiva taxa municipal, aumentando a arrecadação fiscal”, afirma.


“Se o Poder Executivo direcionar o policiamento da Atividade Delegada nas praças públicas, com objetivo de coibir práticas antissociais, por pessoas que tem o costume de usar esse espaço público para consumo de bebidas alcoólicas, o município resgatará a função pública das praças”, diz.


“Além das atividades desempenhadas de acordo com os interesses da municipalidade, teremos pelo menos uma Viatura PM em apoio ao atendimento de eventuais ocorrências graves’, conclui Jock.

bottom of page