top of page
Buscar

Prudente é líder nacional em ranking que avalia atenção básica à saúde

Com O Imparcial

Secretaria de Saúde executa estratégia para localizar mulheres com Papanicolau atrasado


Os serviços de saúde prestados pela Prefeitura de Presidente Prudente mais uma vez obtiveram destaque nacional. Levantamento do 3º quadrimestre do Ranking Previne Brasil, que avalia a qualidade da atenção primária à Saúde, coloca a capital regional em primeiro lugar entre todos os municípios brasileiros com mais de 200 mil habitantes, com nota 9,71 em uma escala que vai até 10.


O programa, vinculado ao Ministério da Saúde, se baseia em sete indicadores para medir o nível da atenção básica de cada município brasileiro.


Em Prudente, destaca-se a realização de exame preventivo de câncer do colo do útero (citopatológico), em que o município conseguiu superar pela primeira vez a meta estipulada pelo governo federal, além da realização de pré-natal, exames de sífilis, HIV (vírus da imunodeficiência humana) e odontológicos em gestantes, bem como exames para controle da hipertensão, indicadores em que o município permaneceu acima da meta do ministério.


Os dados também apontam que a qualidade da atenção básica de Prudente supera com folga a de municípios de porte semelhante ou superior, como é o caso de Bauru, que obteve nota 7,88, Marília (7,69) e São José do Rio Preto (8,57).


O titular da secretaria também enfatizou o trabalho realizado por duas unidades de saúde específicas: a ESF (Estratégia de Saúde da Família) Bela Vista e a UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Santana, que obtiveram os melhores indicadores do município.

Comments


bottom of page