top of page
Buscar

PV prepara ação em ESFs contra Febre Maculosa nesta semana

Com Assessoria

No período entre os dias 18 e 22 de setembro, a Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau divulgará a Semana de Prevenção à Febre Maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela (amblyomma cajannense) ou micuim infectado.


A exemplo de outros municípios paulistas, Presidente Venceslau falará sobre a doença com o objetivo de conscientizar a população sobre seus riscos e formas de prevenção. Recentemente, orientações foram passadas pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Presidente Venceslau, órgão ligado ao Governo Estadual.


Todas as oito unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) e Posto de Saúde do município terão a disseminação de informações sobre a patologia feita pelos enfermeiros aos pacientes durante a sala de espera para atendimento médico, com orientações básicas.


Prevenção e cuidados


Medidas básicas podem ser fundamentais para se prevenir contra este mal. Se tiver passado em local com a presença de carrapatos e sentir sintomas como febre, dor de cabeça e corpo ou mal-estar, o munícipe deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima e falar que teve contato com carrapatos. Febre maculosa tem tratamento e a busca por ajuda médica deve ser feita o mais rápido possível.


A doença é transmitida para o humano em geral quando o carrapato permanece aderido ao hospedeiro por um período de 4 a 6 horas. Em casos graves da doença, é comum a presença de edema de membros inferiores, diarréia e dor abdominal, manifestações renais e gastrointestinais como náuseas e vômito, além de problemas respiratórios como tosse e edema pulmonar.


Entre as medidas de prevenção, está o uso de roupas com manga longa, botas e calça comprida com a parte inferior dentro de meias ao frequentar pastagens, mata ciliar, margens de rios e gramados. Após estar em áreas com risco de contaminação, é muito importante procurar carrapatos pelo corpo de 2 a 4 horas. Se localizados, estes devem ser retirados calmamente, sem serem esmagados, com leves torções até se desprenderem da pele, com o uso de pinça ou linha.


Como medidas de controle, são sugeridas a proteção de animais domésticos, mantendo-os livres de infestações por carrapatos, através de banhos com carrapaticida (em locais pontuais). Em área urbana, deve-se manter terrenos limpos.


Serviço

As unidades de saúde de Presidente Venceslau estão localizadas nos seguintes endereços:

  • ESF Bonfim: Rua Monte Castelo, número 119, Vila Senhor do Bonfim;

  • ESF Cecap: Rua Aluisio Monteiro Figueiredo, número 150, Cecap;

  • ESF Eldorado: Rua Antônio Soriano Palenzuela, número 430, Jardim Eldorado;

  • ESF Morada do Sol: Rua Wady Chain Cury;

  • ESF Sumaré: Rua Prestes Maia, número 522, Vila Sumaré;

  • ESF Vicentina: Rua Bom Pastor, número 70;

  • ESF Vila Carmem: Rua Antônio Botelho de Souza, número 160, Vila Carmem;

  • ESF Vila Luiza: Rua Cândido de Almeida, número 205, Vila Luiza;

  • Posto de Saúde: Rua Comandante Antenor Pereira, número 10, centro.

O atendimento nas unidades ocorre de segunda a sexta, das 7h às 17h. Mais informações podem ser confirmadas por meio dos telefones (18) 3272-1586, (18) 3271-2555, (18) 3271-2089, (18) 99615 - 5662, e (18) 99825 - 9631.

コメント


bottom of page