top of page
Buscar

PV recebe reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema

Por Assessoria

Presidente Venceslau recebeu, na manhã desta segunda-feira (11), a reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP). O evento contou com a presença de representantes de órgãos do Governo Estadual e diversos prefeitos da região, incluindo a prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches, atual presidente do CBH-PP.


Na pauta da 56ª reunião ordinária do comitê, foram incluídas as apreciações da minuta da Deliberação CBH-PP 243/2023, que aprova e estabelece edital de chamamento público para atualização do plano de ação e programa de investimentos para o quadriênio 2024/2027, e minuta de deliberação CBH-PP 244/2023, que revoga deliberação AO REFERENDUM CBH-241/2023 e aprova a indicação de prioridades de investimentos ao FEHIDRO 2023 e dá outras providências. Ambas deliberações acabaram aprovadas por unanimidade.


Na oportunidade, também foi realizada apresentação do panorama da cobrança pelo uso dos recursos hídricos no âmbito da bacia hidrográfica do Pontal do Paranapanema e os investimentos realizados com recursos desta arrecadação. A explanação foi feita pelo atual secretário executivo do CBH-PP, Álvaro Yanagui.


A prefeita Bárbara Vilches agradeceu a presença de todos no evento, destacando a participação dos prefeitos de cidades como Taciba, Nantes, Indiana, Narandiba, Álvares Machado, Presidente Prudente, Piquerobi e Caiuá. "Que possamos trabalhar para que o Comitê seja cada vez mais forte, mais reconhecido. Que nos próximos (encontros) a gente possa se fortalecer e estar cada vez mais presente", comentou.


O evento também contou com a participação do diretor executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Guilherme Piai, e de José Catarino, ex-prefeito de Presidente Venceslau e atual presidente da Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema (Pontal Flora). Confira a lista completa de autoridades e representantes: Alvaro Yanagui (DAEE); Maria Cristina Rizk (FCT/UNESP); Andréia Cristina S. Hirata (APTA); Fábio Ribeiro (SABESP); Rodrigo Bernardes Freire (CFB); Osvaldo Massacazu Sugui (DAEE); João Luis Bravo (ITESP); Solange Aparecida Barreto (D. ENSINO DE SANTO ANASTÁCIO); Aline dos Santos Souza (IPE); José Alberto Mangas Pereira Catarino (PONTAL FLORA); Ronaldo Felipe da Costa (SIFAESP); Edis Moreira Araújo (SINTAEMA); Leila Maria Sotocorno e Silva (ABES); Bárbara Medeiros Vilches (PRESIDENTE VENCESLAU); Edson Tomazini (PRESIDENTE PRUDENTE); Itamar dos Santos Silva (NARANDIBA); Alais Antônio Batista (TACIBA); Wheslen Thiego Scaione Cachoeira (INDIANA); Rute A. dos Santos Lima (CAIUÁ); Adriana Crivelli Bife (PIQUEROBI); e Marllon Jaffer Albano de Oliveira (NANTES).


CBH-PP


Conforme o portal SigRH, do Estado de São Paulo, o CBH-PP foi implantado em junho de 1996 e representa a 22ª Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, região que possui área de drenagem de 12.395 Km².


O CBH-PP abrange 26 municípios de nossa região, tendo como principais rios o Santo Anastácio e afluentes, Paranapanema e afluentes e o Paraná e afluentes.

Comments


bottom of page