top of page
Buscar

Quaresma: consumidor deve estar atento na hora de comprar pescados

Com Portal Prudentino

Período que antecede a Páscoa, a Quaresma marca o aumento no consumo de peixes por parte dos católicos e outras denominações religiosas. Os produtos podem ser adquiridos por quilo, previamente embalados ou pesados no momento da compra. Contudo, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) alerta para os cuidados na hora de comprar os produtos.


Ao adquirir pescados, seja peixe fresco, bacalhau, frutos do mar ou de água doce em geral, o consumidor precisa estar atento para o peso líquido do produto, que, no caso de pré-embalado, deve estar claro na embalagem.


O Ipem-SP lembra que todo produto, seja ele industrial ou artesanal, ao ser exposto em estabelecimento comercial deve conter na embalagem ou em etiqueta a indicação do peso líquido da mercadoria.


O peso da embalagem e camada externa de gelo que serve de proteção, não podem compor o peso do produto.


Para os pescados vendidos em feiras livres precisam ser cumpridas essas regras, com pesagem na presença do consumidor, que deve ficar de olho na balança.


O equipamento tem que estar em local nivelado, com superfície plana, sem calços, e que suporte o peso colocado. Também deve ficar em local iluminado e de livre acesso ao consumidor para que possa verificar o selo de instrumento verificado do Inmetro. O uso de balanças comerciais de modelo não aprovado pelo Inmetro é proibido.

コメント


bottom of page