top of page
Buscar

Reunião de orientação e escuta sobre Política Nacional Aldir Blanc será realizada em PV

Atualizado: 16 de mai.

Com Assessoria

Será nesta sexta-feira (17), a partir das 19h, a segunda escuta pública voltada para agentes culturais de Presidente Venceslau a respeito da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de fomento a cultura. A atividade será realizada no Anfiteatro Municipal "Nelson Reis Oberlander".


Durante o encontro desta semana, representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) vão concluir a escuta dos agentes culturais, com o objetivo de elaborar o Plano Anual de Aplicação do Recurso (PAAR) e democratizar a gestão da verba destinada ao município por meio da PNAB. Através da Política Nacional, Presidente Venceslau terá o investimento de R$ 280.261,80 para repasse aos projetos e atividades culturais em 2024.


Considerando a pauta da primeira reunião, foram abordadas as diretrizes da PNAB, metas pactuadas no Plano de Ação, diagnóstico do Setor Cultural do município e a escuta dos agentes culturais.


A PNAB é uma política nacional de fomento à cultura que permite o financiamento à cultura mediante repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma continuada - anualmente, pelos próximos 5 anos - o que possibilita um investimento regular em projetos e programas (e não mais somente emergencial, como foi na Lei Aldir Blanc 1 e na Lei Paulo Gustavo).


O PAAR é o documento que detalha as metas e ações previstas no Plano de Ação cadastrado junto ao Governo Federal. Além de ser cadastrado até o próximo dia 31, o Plano Anual deverá ser publicado no Diário Oficial do Município. A elaboração deste Plano Anual deverá ser feita após as escutas da sociedade civil e agentes culturais do município.


Para mais informações sobre a PNAB, o interessado poderá entrar em contato com a Semec pelo telefone (18) 3271-1070.

Comments


bottom of page