top of page
Buscar

Sérgio Sacani perdeu 30kg em 2 meses; entenda como

Sacani está contando com a ajuda de Renato Cariani para perder peso e, inicialmente, chegou a emagrecer 15kg em 15 dias - por Terra

Foto: Reprodução YouTube (Ciência Sem Fim) / Saúde em Dia


Sérgio Sacani acumula mais de 1,2 milhões de inscritos em seu canal Space Today, no qual compartilha de forma didática e descontraída seu conhecimento sobre astronomia. Com isso, ele se tornou um dos influenciadores mais populares e amados do Brasil. No entanto, além da ciência dos astros, o Serjão dos Foguetes, como é conhecido, também tem outro foco atualmente: perder peso.


O criador de conteúdo estava com mais de 180kg quando as suas articulações começaram a apresentar um desgaste e dores preocupantes. Foi então que ele resolveu mudar os seus hábitos e contou com a ajuda de outro famoso influenciador: Renato Cariani. O educador físico iniciou um projeto de emagrecimento para Sacani , com alinhamento da dieta e introdução de exercícios físicos.


Inicialmente, Sérgio Sacani perdeu incríveis 15kg de peso corporal em apenas 15 dias. Mas esse foi apenas o começo. Na última quinta-feira, 19, o influenciador fez uma nova pesagem, e o resultado na balança foi surpreendente: após 60 dias de dieta e exercícios, Serjão perdeu exatos 30kg.


O que explica uma perda de peso tão rápida?

Além de ser uma referência em ciência, Sacani também se tornou uma inspiração para quem deseja emagrecer com saúde - principalmente porque seu emagrecimento tem sido exponencial, em um ritmo bastante acelerado. Mas como isso é possível?


"As pessoas que estão com comorbidade mórbida perdem peso mais rápido que pessoas que têm um peso menor. Com a prática inicial de exercícios, acaba ativando a circulação e acelerando o metabolismo. Esse por si só já causa a melhora dessa retenção e reduz os líquidos em excesso acumulados", afirma a nutricionista Cynthia Howlett.


Vale lembrar que Sérgio Sacani estava em um estado muito avançado de obesidade - acima dos 180kg no início do projeto. No entanto, a também nutricionista Lisa Afonso pontua que, para pessoas que ainda não atingiram esse grau de obesidade, o ideal seria perder de 4 a 5kg por mês. Assim, é possível ganhar massa muscular também. Portanto, esse processo precisa ser realmente duradouro e sustentável.


"Eu tenho muitos pacientes que fizeram outros tratamentos com outros profissionais, perderam peso muito rápido por dietas muito restritivas ou por excesso de exercício ou medicações e voltaram a ganhar tudo novamente. Eu sou a favor de uma dieta equilibrada e nada muito restritivo", completa Lisa.

Mudança no estilo de vida

Se o projeto de emagrecimento de Sacani tem dado certo, é preciso pensar em como mantê-lo - o que não é nada fácil seguindo regimes restritivos. "Então, o que eu acho e que vejo de dificuldade é como depois manter-se a esse peso que é perdido, pois os hábitos são muito difíceis de serem mudados. Às vezes, a mudança gradativa era mais eficaz no sentido de permanecer depois do que essas mais restritivas e mais radicais nesse sentido", destaca Cynthia.


Após perder os 30kg, Sacani está mais perto do seu próximo objetivo: atingir os 150kg. Ao se pesar no dia 19 de outubro, Cariani destacou que o influenciador perdeu 20% do seu peso corporal. O detalhe é que a maior parte desse êxito se deu pela retenção de água. "Se eu consegui, você vai conseguir fácil", destacou Serjão.

bottom of page