top of page
Buscar

Santa Casa de PP retoma atendimentos e consultas ambulatoriais pelo Iamspe

Anúncio ocorreu na manhã desta segunda-feira, na presença de Guilherme Piai, Paulo Roberto Brasil e do provedor da entidade, Itamar Alves de Oliveira - Com O Imparcial

Piai e provedor durante conversa nesta segunda


A Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente volta a oferecer atendimentos ambulatoriais com especialistas pelo Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual). O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, por Guilherme Piai, que representou o governo do Estado em um encontro com representantes da entidade e do presidente da comissão regional do Iamspe, Paulo Roberto Brasil.


Guilherme Piai, diretor executivo do Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), representou o governo do Estado durante o encontro. “A Santa Casa retoma as consultas ambulatoriais com especialistas através do Iamspe. Primeiro grande passo para que, em breve, procedimentos de média e alta complexidade sejam retomados”, afirma Piai. Foi anunciado ainda o repasse de R$ 30 milhões ao Hospital de Esperança, em 12 pagamentos de R$ 2,5 milhões.


Paulo Roberto Brasil esteve presente na reunião e confirmou que ficou decidido que a Santa Casa iria voltar a atender usuários do Iamspe nos casos de consultas ambulatoriais. “A parte de complexidade está terminando uma reforma porque ela [Santa Casa] não tem corpo físico para fazer agora esse trabalho, mas está quase terminada essa reforma para grandes complexidades. E aí, o que precisa ainda é uma data de começo de atendimento”, complementou Brasil.


O presidente da comissão regional do Iamspe expressou confiança na resolução dos aspectos legais e contratuais, antecipando uma espera breve por informações concretas sobre o início das operações.


Brasil ainda enfatizou a otimização dos trâmites burocráticos e contratuais, sugerindo que o processo de retomada dos serviços está bem encaminhado. Ainda que tenha solicitado informações sobre a data de início no mesmo dia, ele reconheceu a necessidade de aguardar um pouco mais por essa definição junto ao Iamspe.


“Precisa esperar um pouquinho, mas ficou acertado com a provedoria, com a parte da comissão do Iamspe e a parte política, que vai voltar a atender então os usuários do Iamspe. Agora, a questão de internação e cirurgia, vai ter que esperar um pouco”, relata Paulo


Em nota, o Iamspe informou que as tratativas com a Santa Casa da Misericórdia de Presidente Prudente seguem em andamento.


O gerente de controladoria, Hugo Bianchi Bossolani, em entrevista, disse que a Santa Casa está preparada em relação à infraestrutura para esta retomada. Durante o encontro, foi apresentado obras de ampliação da entidade.

ENTENDA O CASO

Como noticiado neste diário, em Prudente, a ausência de um hospital habilitado para atender funcionários públicos conveniados ao Iamspe completou um ano em 1º de março deste. O jornal O Imparcial acompanha o caso desde o início do ano passado. Desde então, o Iamspe ofertou credenciamento por meio de editais abertos para o município, mas não recebeu interessados. Nesse intervalo, o instituto ressaltou que os usuários de Prudente podem contar com atendimento hospitalar em municípios vizinhos, como Presidente Venceslau, Presidente Bernardes, Rancharia e Santo Anastácio, além de clínicas credenciadas no próprio município.


Em julho do ano passado, a santa casa publicou em suas redes sociais uma nota em que afirmava estar em diálogo com o Iamspe, na tentativa de estabelecer um convênio em benefício de todos. No texto, também defendia que “jamais deixou de atender pacientes que necessitaram de assistência e serviços hospitalares, sendo certo que, quando não atende por determinado convênio, assim os realiza por meio do SUS [Sistema Único de Saúde], desde que devidamente regulados pelo Cross [Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde]”.

Comments


bottom of page