top of page
Buscar

Secretarias Municipais pedem apoio para uso consciente da água em PV

Com Assessoria

As Secretarias Municipais de Saneamento Básico (SMSB) e Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Seaama), vinculadas à Prefeitura de Presidente Venceslau, chamam a atenção do público para o uso consciente da água potável.

Conforme estimativa da SMSB, o período entre os meses de outubro e dezembro é considerado o de maior atenção sobre o uso da água, em razão do aumento de 20% da demanda no município de Presidente Venceslau.


Com hábitos simples, o venceslauense pode contribuir para a diminuição desta porcentagem. Entre as ações de uso consciente, estão o fechamento da torneira da pia ao escovar os dentes, fechamento do chuveiro para se ensaboar ou aplicar shampoo no cabelo e verificação da válvula da descarga do vaso sanitário para identificar vazamentos. Ainda sobre os hábitos no banheiro, a SMSB solicita aos munícipes para que não descartem resíduos pelo vaso sanitário, pois a prática aumenta o consumo de água.


Outra dica importante diz respeito à reutilização da água, seja após a execução de tarefas ou quando for possível acumular a água da chuva através de baldes, bacias ou cisternas. Neste sentido, a água descartada pela máquina de lavar roupas pode ser usada para lavar o quintal, ao passo que a água da chuva pode ser usada para regar plantas ou lavar o carro.


Confira outras recomendações:

  • Acumule roupas para usar a máquina de lavar menos vezes na semana;

  • Evite deixar a torneira da pia aberta ao lavar a louça. Ensaboe os itens e enxague todos de uma só vez;

  • Use o balde para lavar o carro;

  • Não use água para limpar a calçada. Prefira a vassoura;

  • Confira o hidrômetro de sua residência diariamente para verificar a existência de vazamentos;

  • Evite ficar mais do que seis minutos no banho.


Uso de cisternas

Outra forma de economizar água na execução de tarefas domésticas é aproveitar a água acumulada das chuvas em cisternas ou recipientes. As cisternas podem ser ligadas às calhas de uma residência e, através da torneira instalada em outra extremidade, podem oferecer a água para atividades como lavagem do quintal, calçada, veículo ou mesmo regar as plantas.


Outro benefício do uso consciente da água está ligado à economia. Quanto menor o consumo de água, menor será o custo do munícipe com o serviço de abastecimento.


Para mais dicas e orientações, os telefones (18) 3271-6184 e (18) 3272-1088 estão à disposição.

Comments


bottom of page