top of page
Buscar

Suplemento contra procrastinação não funciona; fuja de ciladas

Com G1

Magnésio e ômega 3 para acabar com a procrastinação? Esses “suplementos”, aliados ao bacopa monnieri e o 5-HTP, são indicados em vídeos nas redes sociais com a promessa de entregar mais foco, melhorar nos estudos, procrastinar menos e até ter menos ansiedade. Mas atenção: não funcionam para isso!


⌛ A procrastinação é o hábito de deixar para depois o que poderia ser feito agora. Isso pode ser apenas um comportamento, mas também pode estar ligado a um transtorno mental.


Receitinhas e dicas de medicamentos se tornaram comuns na internet, mas especialistas alertam que algumas delas não são indicadas e podem representar um risco à saúde.


Para Raymundo Paraná, muitos desses casos de adoecimento acontecem porque as pessoas não questionam a veracidade do que veem nas redes sociais ou se quem faz essas recomendações tem conhecimento técnico.


Procrastinação x suplementos

Apesar de todas as promessas on-line, não existe isso de acabar com a procrastinação usando suplementos.


Segundo especialistas, não há estudos que comprovem a eficácia do magnésio, ômega 3, bacopa monnieri ou 5-HTP para esse fim.


Genario Oliveira, professor da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, cita alguns estudos feitos em animais ou em pequenos recortes da população, mas que não podem ser considerados como referência para os seres humanos.


Os especialistas ouvidos pelo g1 alertam que:


  • Da lista de substâncias já citadas, não há documentação científica clara de benefício, muito menos para lidar com a procrastinação.

  • A questão da procrastinação não é tão simples e pode ter causas diferentes para cada pessoa.

  • O ideal é passar com um médico que receite medicamentos com eficácia comprovada.

  • Em geral, suplementos que começam a aparecer com frequência nas redes sociais são modismos que desaparecem na medida em que se percebe a ineficácia ou insegurança deles.

  • O paciente só pode ser medicado quando existe contexto de transtorno mental.


Como enfrentar a procrastinação

De acordo com o psiquiatra Saulo Ciasca e psicólogos ouvidos pelo g1, há algumas medidas que podem ajudar a enfrentar o comportamento. Veja abaixo:


  1. Procurar ajuda de um profissional, como um psicólogo, para buscar entender a origem da procrastinação e qual a impacto dela no comportamento do indivíduo.

  2. Questionar-se sobre qual o motivo de adiar tarefas: estou procrastinando por que não gosto do que preciso fazer? Identificar isso pode ajudar a enfrentar o problema, mudando de área ou enfrentando a tarefa.

  3. Tentar ao máximo não deixar para depois: postergar uma atividade vai aumentar o sofrimento e não resolve o problema.

  4. Buscar a prática de atividades físicas, pois ela ajuda a controlar ansiedade e outros quadros de saúde mental que podem ter a procrastinação como um sintoma.

  5. Procurar manter uma alimentação saudável, pois dela depende todo o equilíbrio do corpo e da mente: dieta balanceada fornece todas as vitaminas que uma pessoa sadia precisa para viver.

  6. Preocupar-se com a qualidade do sono: dormir bem é essencial para ter energia, para consolidar aprendizados e evitar complicações de saúde.


Comentários


bottom of page