top of page
Buscar

Telescópio James Webb revela nova imagem de Urano; veja

Com CNN Brasil

A Nasa divulgou na segunda-feira (18) uma nova imagem do planeta Urano capturada pelo telescópio James Webb, que foi capaz de mostrar os anéis internos e externos do planeta, além de várias de suas 27 luas.


Na década de 1980, por conta dos comprimentos de onda captados pela sonda da Nasa Voyager 2, a imagem difundida de Urano era a de uma bola azul sólida. Agora, como o Webb consegue capturar comprimentos de onda infravermelhos, ele revelou um universo complexo de coisas em volta do planeta.


É possível identificar uma cobertura sazonal de nuvens no polo norte de Urano, com uma calota interna branca e brilhante e uma faixa escura na parte inferior da calota.


Também dá para ver várias tempestades brilhantes na fronteira sul da calota polar, que podem ser explicadas por efeitos sazonais e meteorológicos do planeta. Segundo a Nasa, essa calota parece ficar mais proeminente quando esse polo aponta para o Sol e ele passa a receber mais incidência de luz solar.


O próximo solstício, momento do ano de Urano em que ele mais recebeu luz do Sul, será em 2028, e os astrônomos querer observar se haverá mudanças na estrutura dessas características recém-observadas. A ideia é tentar compreender as alterações meteorológicas e passar a entender melhor a atmosfera do planeta.

A expectativa é que a análise mais apurada de Urano ajude a entender o funcionamento de quase 2.000 exoplanetas, isto é, planetas que orbitam outra estrela diferente do nosso Sol.

Kommentare


bottom of page