top of page
Buscar

Temporal em SC mata uma pessoa e causa estragos em 67 cidades; estado está em alerta máximo

Canal Rural

Santa Catarina tem 67 cidades com registro de ocorrências relacionadas às chuvas, segundo relatório da Defesa Civil, divulgado nesta sexta-feira (6).


O número de cidades que decretaram situação de emergência subiu para 21. São eles: Jaborá, Rio do Sul, Aurora, Rio do Oeste, Laurentino, Rio Negrinho, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Campos Novos, Frei Rogério, Monte Carlo, Brunópolis, Curitibanos, Corupá, Presidente Getúlio, Itaiópolis, Canoinhas, Papanduva, Mafra e Erval Velho.



Entre as principais ocorrências registradas estão chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões do estado.


Até o momento, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atendeu a 136 ocorrências relacionadas com o temporal no estado.


Previsão do tempo: alerta máximo nos próximos dias
  • A previsão do tempo para os próximos dias indica intensificação das chuvas, com temporais, que intercalam com breves períodos de melhoria.

  • A partir da tarde desta sexta-feira (06), há condição para temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo em todas as regiões de Santa Catarina, mas principalmente do centro ao leste do estado.

  • Já no Litoral Sul e regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, a chuva ocorre de forma persistente entre a tarde e a noite. Os totais médios de chuva variam de 20 a 30 mm em boa parte do estado e chegam a 50 mm no Litoral Sul. O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais com raios, rajadas de vento e granizo.

  • No sábado (07), a instabilidade se intensifica entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com totais mais elevados nas áreas próximas ao RS, variando de 50 a 100 mm, podendo superar estes valores especialmente no Litoral Sul. Persiste o risco alto de temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo.

  • No domingo (08), a chuva se espalha para todas as regiões catarinenses e, neste dia, são esperados acumulados entre 70 mm e 100 mm, com pontuais em torno de 150 mm, especialmente do centro ao leste do estado. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais entre a sexta (06) e o domingo (08).

  • No início da próxima semana (09 e 10 de outubro) a chuva diminui no estado.

Comments


bottom of page