top of page
Buscar

Temporal inesperado com fortes rajadas de vento causa queda de árvores e destelhamento na região

Defesa Civil alerta que a temperatura máxima poderá chegar a 44ºC na região de Presidente Prudente (SP) na próxima sexta-feira (17). g1 Prudente

Temporal provocou a queda de oito árvores em Lucélia (SP) — Foto: Defesa Civil


Um temporal inesperado com fortes rajadas de vento provocou estragos em diversas cidades da região de Presidente Prudente (SP) na tarde desta segunda-feira (13).


Em Lucélia (SP), oito árvores caíram e uma casa ficou danificada. Segundo relatos de moradores, a força do vento surpreendeu a todos. A Defesa Civil foi acionada para auxiliar nas ocorrências e não houve registro de feridos.

Já em Nova Guataporanga (SP), galhos e pedaços de árvores ficaram caídos sobre uma praça e em outros pontos do município. O secretário de Agricultura e representante da Defesa Civil da cidade, Fábio Rafael de Oliveira, disse que alguns prédios ficaram danificados, como o do Almoxarifado, onde houve destelhamento.


A estrutura do prédio do Centro de Convivência do Idoso também foi atingida. Neste momento, as equipes trabalham para deixar a cidade em ordem novamente. Uma chuva de granizo também surpreendeu os moradores de Regente Feijó (SP), por volta das 15h. Por fim, em Teodoro Sampaio (SP), também choveu ao longo da tarde. Não houve registros de danos materiais ou à vida.


Temporal provocou diversos estragos em Lucélia (SP) — Foto: Defesa Civil

Previsão

O Boletim Meteorológico elaborado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta que a temperatura máxima poderá chegar a 44ºC na região de Presidente Prudente na próxima sexta-feira (17).


A previsão do tempo para quatro dias desta semana no Oeste Paulista é a seguinte:

  • Terça-feira (14): temperaturas entre 26ºC e 40ºC e possibilidade de pancadas de chuva; nível amarelo: atenção;

  • Quarta-feira (15): temperaturas entre 24ºC e 39ºC e possibilidade de pancadas de chuva; nível amarelo: atenção;

  • Quinta-feira (16): temperaturas entre 24ºC e 41ºC e possibilidade de céu nublado; nível verde: observação; e

  • Sexta-feira (17): temperaturas entre 25ºC e 44ºC e possibilidade de chuvas rápidas; nível amarelo: atenção.

De acordo com o boletim assinado pelo meteorologista William Yasuo Minhoto, pelo 3º sargento da Polícia Militar José Roberto Pereira Nepomuceno, chefe de equipe, e pelo capitão da Polícia Militar Felipe Carmelo Torres Zaupa, diretor do Núcleo de Gerenciamento de Emergência (NGE), na terça-feira (14) e na quarta-feira (15), a aproximação de uma frente fria criará condições para pancadas de chuva isoladas, seguidas por raios e vento. Não há expectativa para acumulados significativos, porém, como haverá momentos de tempestade, a Defesa Civil recomenda atenção em áreas mais vulneráveis.


Já na quinta-feira (16) e na sexta-feira (17), um sistema meteorológico no sul do Brasil criará condições para mais precipitações, mais generalizadas. Mesmo com esses sistemas, não há condição para que as temperaturas caiam e a sensação será de calor e abafado.

Umidade em declínio

Ainda de acordo com a meteorologista Jéssica Cristina Gabriel da Silva, da Defesa Civil, a umidade relativa do ar tende a entrar em declínio, atingindo níveis críticos à tarde, principalmente no interior paulista.


Ela recomenda atenção com as pessoas mais vulneráveis e com os animais, e alerta para consumir bastante água, se manter hidratado, fazer uso do filtro solar e não colocar fogo na vegetação. Haverá condições para pancadas de chuva isoladas, podendo vir acompanhadas de raios e ventos.


Os modelos meteorológicos não indicam risco para acumulados elevados, porém, segundo a meteorologista, recomenda-se atenção às áreas mais vulneráveis.

Recomendações

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente apresenta uma lista de recomendações e alerta que é fundamental se proteger do calor e manter-se hidratado em dias de temperaturas muito altas. Confira:

  • Beba bastante água e não a substitua por bebidas alcoólicas.

  • Faça refeições leves e frias mais vezes ao dia.

  • Mantenha a sua casa fresca, com janelas abertas.

  • Tome banhos mais frios.

  • Prefira ambientes arejados e evite aglomerações.

  • Proteja-se do sol com chapéu, óculos escuros, roupas leves e protetor solar.

  • Use soro fisiológico nos olhos e nas narinas.

  • Não faça exercícios físicos em horários com maior incidência de raios ultravioletas (UV), das 11h às 17h.


Comments


bottom of page